1° turma do Curso do Educador Social do AABB Comunidade

10.07.2013
001_15.jpgA FENABB ofereceu, entre os dias 1° e 5 de julho, o Curso do Educador Social do AABB Comunidade, destinado à capacitação de educadores para atuar junto às crianças e adolescentes atendidos pelo Programa. Essa primeira turma teve como público funcionários da FENABB e da FBB, representantes da Cooperforte, Bancorbrás e AABB Brasília, além de educadores da capital e de Anápolis (GO).
 
As aulas foram ministradas na própria Federação pelas educadoras do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC de São Paulo (NTC/PUC-SP) Graziella Graciani e Márcia Guerra, acompanhadas da professora Stela Graciani, atual coordenadora do Núcleo. Ao todo, 20 pessoas participaram das oficinas ministradas ao longo desses cinco dias.
 
A abertura do curso contou com a presença do presidente da FENABB, Haroldo do Rosário Vieira, acompanhado pelo vice-presidente da área Socioeducativa, Marcelo Paim. A gerente da área de Educação e Tecnologia Inclusiva da FBB, Germana Macena, e o coordenador nacional do Programa, Daniel Carvalho, também estiveram presentes.
 
Germana falou sobre o início das atividades do Programa nas diversas AABBs do Brasil, mostrando o quanto o treinamento ali proposto seria útil para o aprimoramento das atividades desenvolvidas com os educandos. “Daqui pra frente, o Programa vai ser sempre repensado e melhorado por todos nós”, disse. Paim, por sua vez, lembrou que também é um educador social. “Eu fiz um curso semelhante em 2001, em Divinópolis (MG) e sei o quanto essas formações são importantes pra todos que trabalham na AABB”.
 
“Em todas as áreas da vida, o desenvolvimento só vem com o aprendizado, daí a importância desse curso. Também vale ressaltar a competência das educadoras do NTC/PUC-SP que, com suas experiências, acrescentam em muito na capacitação dos educadores do Programa”, disse Haroldo. O presidente da FENABB também fez questão de frisar que o Programa Integração AABB Comunidade é, hoje, um dos maiores e mais bem estruturados programas sociais do Brasil.
 
Programação
Entre os temas trabalhados no curso estavam: análise de conjuntura e concepções de educação, com enfoques da pedagogia social e no pensamento freiriano; desenvolvimento humano e direitos humanos, marcos legais, família, educação, trabalho e garantias dos direitos da criança e do adolescente; gestão do planejamento e práticas pedagógicas, Sistema Integrado de Gerenciamento (Siga), entre outros.
 
Para o segundo semestre, estão previstas outras 24 turmas.
 
Veja algumas fotos:
 
  002_14.jpg  003_8.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação