2º concurso ‘Aprender e Ensinar Tecnologia Social’

A Fundação Banco do Brasil e a Revista Fórum lançaram, no dia 27 de janeiro, durante o Fórum Social Mundial, na cidade de Canoas (RS), a 2° edição do concurso “Aprender e Ensinar Tecnologia Social”. O evento de lançamento foi no Auditório Irmão Arsênio Both, do Centro Universitário Unilasalle.

A iniciativa destina-se aos professores da rede pública de ensino (federal, estadual e municipal) e de espaços não-formais de educação, como educadores de EJA (Educação de Jovens e Adultos), AABB Comunidade e de ONGs. O principal objetivo do “Aprender e Ensinar” é promover a discussão entre professores e estudantes a respeito de ações que utilizam tecnologias sociais, visando levar o debate para dentro das escolas, envolvendo também a comunidade.

Para participar, o educador deve consultar o regulamento e preencher o formulário no site do concurso (www.revistaforum.com.br/TS), com informações básicas como nome, endereço, escola em que atua, proposta de atividades com a qual concorre no concurso e informações de contato. O prazo para inscrição vai até o dia 24 de maio.  

A proposta de atividades deve envolver, obrigatoriamente, estudantes da escola. Pode ser uma aula presencial, uma série de aulas, estudo de meio, ação dentro ou fora do espaço escolar, exibição de filmes e vídeos, debates e palestra com expositor convidado para conversar com estudantes entre outras formas.

Um comitê de avaliação fará a seleção dos dez finalistas de cada região do país. Os nomes dos selecionados serão divulgados na página do concurso e eles serão informados também por e-mail e carta. Os vencedores serão conhecidos em outubro.

Importante: As propostas de projetos devem ser encaminhadas diretamente para o site supracitado.

O que é Tecnologia Social?

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. O conceito remete para uma proposta de desenvolvimento que considera a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Basicamente, as tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico.

 

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação