8° Encontro de Educadores – Segundo dia de atividades

02.06.2014
Trocas de experiências, palestras temáticas e oficinas sobre relações educativas: essas foram as ações que deram o tom deste segundo dia de 8° Encontro de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade. Reunindo cerca de 300 educadores de todas as regiões do Brasil, o evento tem como objetivos apresentar estratégias e diretrizes do Programa e aprimorar a competência pedagógica dos coordenadores pedagógicos.
O dia começou com uma peça teatral dos atores Tiago Quites e Camila Nhary. Na oportunidade, eles fizeram uma paródia com o tema da palestra que seria apresentada logo em seguida sobre trabalho e protagonismo.
 
Conversa com Paulo Carrano
Depois da peça, foi a vez do palestrante Paulo Carrano falar aos participantes. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, é professor da Universidade Federal Fluminense, na qual atua como coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem. Entre os assuntos abordados por ele estavam desigualdades sociais, inserção do jovem no mercado de trabalho, escolarização, fluidez nas relações entre as gerações, estruturas sociais, redes de contato, entre outros. “Temos hoje um grande desafio junto aos jovens, sobretudo no tocante à escolarização”, frisou ele.
 
Foi aberto um espaço de 20 minutos para que alguns educadores fizessem ponderações sobre a palestra. O momento foi rico, pois vários coordenadores pontuaram tópicos que consideraram importantes na exposição.
 
Oficina Mandala das Relações Educativas
Finalizando as tarefas da manhã e iniciando as atividades da tarde, os educadores foram divididos por grupos, com aproximadamente 30 pessoas, em diferentes salas, para a Oficina Mandala das Relações Educativas. O objetivo desse trabalho, realizado no formato de dinâmica de grupo, foi o aprimoramento das relações interpessoais e de aprendizagem entre coordenadores, educadores e educandos. Para isso, foram abordadas quatro dimensões que permeiam o cotidiano do Programa: conteúdo, aprendizagem, território e linguagem.
 
Palestra com a professora e psicóloga Claisy Marinho
A última atividade do dia foi a palestra com a professora e psicóloga Claisy Marinho, doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pela Universidade do Minho, Portugal. Com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica junto aos educandos, ela trouxe para o campo do debate a questão do desenvolvimento humano, focando sobre a importância de auxiliar crianças e adolescentes nesse processo.
 
CLIQUE AQUI para conferir a galeria de imagens do 8° Encontro.
 
Veja as fotos:
  
 
RAF_96651.jpg  RAF_96731.jpg
  
  RAF_96761.jpg  RAF_97021.jpg
  
  RAF_97052.jpg  RAF_97071.jpg
  
  RAF_97121_2.jpg  RAF_97141.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação