AABB Comunidade Bento Gonçalves (RS) produz energia térmica

Educadores, coordenadores e educandos do Programa Integração AABB Comunidade Bento Gonçalves (RS), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater – e com a Prefeitura local, inaugurou, no dia 7 de abril, um projeto de aquecimento solar da água, que esquenta a torneira da pia da cozinha da AABB. A orientação técnica de todo o trabalho foi dada pelos engenheiros da Emater, com apoio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Na apresentação do projeto, o engenheiro Mário Luiz Landerdahl salientou que as crianças do Programa, executantes do trabalho, são verdadeiros cientistas. “100% da construção foram executadas por eles”, disse. Ele também Informou que cada Pet tem a capacidade de aquecer um litro de água.Para a construção do aquecedor solar de água foram utilizados:

– Garrafas Pet;

– Caixinhas de leite vazias;

– Tubos de conexão de cor escura;

– Tinta preta para pintar a parte interna da caixinha de leite.

O custo total do projeto foi de aproximadamente R$ 1.200. Cerca de R$ 800 foram despendidos com a execução da longa extensão de tubos entre a caixa d’água e a pia, cuja mão-de-obra encareceu o projeto.

Ao falar sobre o projeto, o presidente da AABB Bento Gonçalves, Orlando Germano Gonzatti, emocionou-se com o resultado e com a dedicação que cada um dos participantes teve durante o período da realização. Destacou, ainda, que, além de produzir energia barata ou quase sem custo, o projeto ajuda a conservar o meio ambiente.

Estiveram presentes no evento de inauguração, os secretários Municipais do Meio Ambiente, Airton Minusculi, e de Educação, Jaqueline Fávero; diversos representantes da Emater-RS, entre eles, o engenheiro agrônomo Mário Luiz Landerdahl; o presidente da AABB, Orlando Gonzatti; a coordenadora do Programa, Mari Cavanus Lazari; a analista de DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável – da Superintendência Estadual do BB, Nara Rau Jardim Machado, além do o presidente do CESABB-RS, Antônio Cladir Tremarin.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação