AABB Comunidade Maceió cheio de novidades

A agenda da garotada de Maceió (AL) está cheia de novidades. Uma delas é o projeto “O meu dia-a-dia no AABB Comunidade”. Segundo a coordenadora do Programa, Veraleide Nazaré, serão desenvolvidas diversas atividades teatrais durante o semestre. "Nosso objetivo é incentivar as crianças e adolescentes a criar peças e textos sobre os temas que elas acham importantes para o seu aprendizado", explica.

A primeira delas aconteceu no dia 12 de junho. Os educadores assumiram o papel das crianças e adolescentes e apresentaram um teatro sobre a forma correta de subir no ônibus e de se comportar durante o trajeto até a AABB. Após a peça, houve um bate-papo sobre o assunto. O grupo deu sugestões e analisou o comportamento de alguns coleguinhas. A garotada prometeu se comportar. Veja as instruções dos educadores:

1. Não empurrar os coleguinhas na fila;

2. Não colocar a cabeça para fora da janela;

3. Não ficar de joelhos no banco;

4. Não cuspir no coleguinha, nem nas pessoas que passam na rua;

5. Respeitar os educadores e o motorista;

6. Evitar gritar no ônibus, para não atrapalhar a concentração do motorista. Em vez de gritar, procurar cantar músicas que agradem a todos ou ficar batendo um bom papo com os coleguinhas;

7. Evitar abrir e fechar a janela sem necessidade, pois pode quebrar o vidro e provocar um acidente.

No dia seguinte pela manhã, os educandos participaram de uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente. Os jovens fizeram muitas perguntas e receberam algumas dicas. O grupo também discutiu sobre alimentação saudável, adubo orgânico, cuidados com o lixo e preservação da água.

Logo depois, a garotada realizou o plantio de mudas e colheu alimentos. As crianças e adolescentes deram sugestões de ervas medicinais que podem ser plantadas na horta da AABB. Os próprios participantes ficaram responsáveis por trazer as mudas.

No período da tarde, a equipe do Programa promoveu uma brincadeira bastante divertida entre a garotada, chamada “Qual é a música”. A atividade fez muito sucesso entre as crianças e adolescentes. “Nosso objetivo foi trabalhar o raciocínio rápido e ajudar no aprendizado”, conta a coordenadora do Programa.

O “Forrozão do AABB Comunidade Maceió” aconteceu no dia 21 de junho. A festa foi bastante animada pelos educadores, que interpretaram os personagens irmãos gêmeos Ruth, Rutnete e Rudnaldo. “A criançada riu bastante. O teatro foi um sucesso”, lembra Veraleide Nazaré.

Durante a festa, também aconteceram apresentações de danças, como o xaxado, o baião, o forró pé de serra e o côco de roda. Brincadeiras típicas dessa época festiva de São João também marcaram presença. “A cada dia que passa, o Programa AABB Comunidade nos surpreende. É por meio dele que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se descobrir e despertar habilidades que, até então, estavam adormecidas”, finaliza a coordenadora do Programa.

 

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação