AABB Comunidade Pedro Leopoldo (MG) realiza Carnaval do Boi da Manta

12.03.2014
Para entrar no clima das comemorações carnavalescas, o Programa AABB Comunidade Pedro Leopoldo (MG) realizou, no dia 27 de fevereiro, a festa de Carnaval Boi da Manta. Cerca de 150 educandos confeccionaram máscaras, colares e o tradicional Boi da Manta para enfeitar o clube. Diversão e alegria não faltaram, afinal, esta é uma marca registrada de crianças e adolescentes.
 
De acordo com a coordenadora Janine Melo Thomaz Aparecida, o Boi da Manta é uma das maiores tradições artísticas e culturais do município. “Temos procurado, nas datas festivas, aliar alegria, diversão e uma boa dose de cultura, afinal, o Carnaval é uma comemoração da cultura popular”, afirmou Janine.
 
Saiba mais:  
A festa do “Boi da Manta” surgiu dos imigrantes que desciam o estado da Bahia pelo Rio São Francisco ou pelo Rio das Velhas. Tudo começou como uma brincadeira entre empregados de engenho de cana de açúcar na antiga Fazenda do Barreiro, uma das primeiras propriedades do município.
 
Após o trabalho, os homens apanhavam mantas e, com elas, cobriam balaios virados de boca para baixo. Mais tarde, o boi deixou o terreno da fazenda e ganhou as ruas. Ao lado do boi, surgiram as marmotas, os bonecos gigantes vestidos de chitão, com caricaturas de políticos e de várias personalidades.
 
Com o tempo, o “Boi da Manta” se tornou uma grande manifestação cultural e artística da região.
 
Veja as fotos:
  
 
carnaval-pedro-leopoldo-1_2.jpg  carnaval-pedro-leopoldo-2.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação