AABB Rio Pardo homenageia João Cândido

Estimulados pela temática da liberdade, integrantes do Programa AABB Comunidade Rio Pardo (RS) irão participar de um concurso de redação que terá como tema “João Cândido, sua vida e história”. O homenageado será o líder da Revolta da Chibata.

A iniciativa do concurso é da coordenadora do Programa, Magali Oliveira. Para inspirar os participantes do concurso, será exibido um vídeo-documentário produzido pelo Projeto Memória 2008 sobre a trajetória de João Cândido. Todos  os estudantes do município poderão participar nas categorias 5ª e 6ª séries e 7ª e 8ª séries, sendo classificadas duas redações em cada. Os prêmios, um mini system e um MP6 player, serão oferecidos pela Fundação Banco do Brasil.

“A iniciativa é relevante, seja pela percepção de que sem a informação e o conhecimento o cidadão ficaria excluído socialmente, ou de que com estes não permaneceria no estado de ignorância no novo contexto informacional”, afirmou Magali.

Os vencedores serão conhecidos na solenidade de premiação, agendada para 8 de outubro, no Centro Regional de Cultura. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos de emancipação da cidade de Rio Pardo, que teve participação relevante na formação do estado.

Para Magali, a leitura tem outra importante característica: a de permitir ao homem sentir prazer, viajar sem sair do lugar. “A leitura é  imprescindível para que se concretize a inclusão social, sendo instrumento efetivo e eficiente para uma atuação mais autônoma na sociedade”, completou.

Revolta da Chibata

A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha, planejado durante dois anos, que culminou com um motim entre os dias 22 a 27 de novembro de 1910, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, sob a liderança do marinheiro gaúcho João Cândido Felisberto. Na ocasião, mais de dois mil marinheiros de baixa patente rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos – chibatadas – a eles impostos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação