Alimentação saudável para a garotada do AABB Comunidade Betim

O Programa AABB Comunidade Betim (MG) vem trabalhando com os educadores, educandos, famílias e comunidade sobre a temática de preservação dos recursos hídricos e de uma alimentação nutritiva. Com isso, há oito anos, o Programa desenvolve atividades voltadas para a melhoria na saúde e qualidade de vida.

 

Na prática, educandos participam do plantio, manutenção e colheita de uma horta, sem agrotóxicos, e de plantas medicinais. Dentre as hortaliças, são cultivadas: almeirão, mostarda, couve, alface, cebola, salsa, cenoura e beterraba.  E no canteiro medicinal cultivam: alecrim, erva-cidreira, boldo, bálsamo, camomila, pulmonária, entre outros.

 

A horta é organizada com plaquinhas que especifica o nome de cada planta e com devidas instruções de uso.

 

Da colheita, os alimentos vão direto para as mãos de dona Rômula, a cozinheira do AABB Comunidade, que com todo carinho, prepara o mantimento para ajudar como complemento alimentar dos educandos. Por meio desta prática, é possível desenvolver uma alimentação sustentável e rica em vitaminas. Das plantas medicinais é feito o chá que auxilia em diversos tipos de doenças.

 

“Os educandos gostam da iniciativa, pois eles se divertem plantando, além de aprenderem sobre a importância dos alimentos. Na época da colheita, eles comem e ainda levam pra casa”, ressalta a coordenadora do Programa, Maria Elvira Messias.

 

Em agosto, o AABB Comunidade Betim continuará desenvolvendo outro projeto no mesmo ramo, com plantações de diversas mudas de árvores, o que possibilita às crianças terem um contato maior a natureza.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação