Bandinha da Sucata faz apresentação no dia da Independência

A expressão musical desempenha um importante papel na vida recreativa de toda criança. Ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. Pensando nisso, os educadores do Programa AABB Comunidade Sinop (MT) desenvolveram o Projeto Bandinha de Sucata. 

 

A primeira apresentação da bandinha ocorreu no último domingo, dia 7 de setembro, durante o desfile cívico da cidade em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Na ocasião, quarenta educandos do Programa AABB Comunidade, com idades entre 7 e 16 anos, tocaram pela primeira vez em público e foram muito aplaudidos pela comunidade.

 

De acordo com a coordenadora do AABB Comunidade Sinop, Olga Inês Theis Silva, a Bandinha de Sucata é um sonho dos educadores do Programa há três anos. A idéia inicial era formar uma banda com instrumentos musicais. Por falta de apoio, optou-se por desenvolver o projeto utilizando-se material reciclado como baldes, galões de água, latas e plásticos.

 

A Bandinha de Sucata é uma das mais ricas formas de manifestação musical. Além dos valores estéticos a ela atribuídos, contribui também para o desenvolvimento do autodomínio, da auto-realização, disciplina, despertando e desenvolvendo o senso rítmico. Além disso, a expressão corporal e o manuseio correto de diferentes instrumentos auxiliam as crianças com dificuldade de coordenação motora. “Não foi fácil formar a Bandinha da Sucata porque a nossa criança é muito desatenta”, afirma Olga Silva.

 

Buscando dar continuidade ao projeto Bandinha de Sucata, os educadores do Programa AABB Comunidade formaram duas turmas de música, uma pela manhã e outra à tarde. Durante este período, os educandos ensaiam os mesmos ritmos, o que facilita no momento de tocarem juntos para as apresentações da banda.

 

A próxima apresentação da Bandinha de Sucata acontecerá no dia 20 de novembro durante o Festival Artístico organizado anualmente pelo AABB Comunidade Sinop para mostrar aos pais, aos educadores, às autoridades locais e à comunidade os projetos desenvolvidos pelo Programa. Na ocasião, a apresentação da Bandinha da Sucata será incrementada com ritmos musicais diferenciados e coreografia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação