Cidades com AABB Comunidade na Bahia festejam o São João

08.07.2011
Como tradição, diversas cidades baianas que possuem o AABB Comunidade realizaram, durante o mês de junho, as animadas Festas Juninas. Além de encontros animados, com comidas típicas e músicas regionais, as comemorações proporcionaram a integração das famílias dos educandos e educadores. As festividades nas AABBs de Serrinha (BA), Vitória da Conquista (BA) e Salvador (BA) foram realizadas nos dias 13 e 14 de junho.
 
Vitória da Conquista (BA)
O Programa Integração AABB Comunidade de Vitória da Conquista realizou, no dia 13 de junho, as comemorações juninas. A festa foi um momento de integração entre sociedade, famílias e representantes das escolas onde a meninada estuda. Entre as brincadeiras, destaque para o bocão, pescaria, jogo da argola, arremesso na lata, dança da laranja e corrida de saco. Como sempre a barraca do beijo e maçã na tigela estiveram entre as atrações mais requisitadas. Para completar, houve a apresentação da animada quadrilha, formada por educandos.
 
Na ocasião, os educandos também foram convidados para participar da abertura de mais uma unidade do Núcleo Pró Jovem Adolescente em um dos bairros da cidade. A parceria entre os programas mostra o quão importante são as atividades extracurriculares entre os jovens na busca de um futuro promissor.
 
Para o coordenador do Programa, Benício Thomaz Lemos Jurema, a festa junina surtiu o efeito esperado. “Quando falamos de integração, não é um mero pensamento, mas sim uma realidade que se tornou evidente no momento em que todos os presentes ajudaram no desenvolvimento das brincadeiras e na composição do cardápio junino. A festa foi um sucesso”, explicou Benício.
 
Serrinha (BA)
A Festa Junina, realizada no dia 14 de junho, teve um sabor especial. Para a felicidade de todos, foi realizada a entrega de kits, farda e material de higiene pessoal para os educados. Todas as atividades foram dedicadas ao aniversário de emancipação do município que, no dia anterior, completou 135 anos.
 
O salão do clube foi decorado com bandeirolas coloridas, painel com pontos históricos de Serrinha, com destaque para as cores azul e branco, representando a bandeira do município e do Programa AABB Comunidade. Os educandos se divertiram com as apresentações musicais, quadrilha junina e o mais esperado, entrega dos kits.
 
Estiveram presentes o presidente da AABB Serrinha, Ruyter Gomes de Morais Filho; a representante da Secretaria de Educação municipal, Isabela Novais,  a o coordenadora do Programa local, Vanilce Moura da Silva Lima, além de familiares e parceiros.
 
“Fiquei muito feliz com o empenho de nossos educandos e educadores para a realização do evento, pelo sucesso das atividades e pela participação calorosa dos familiares. Agradeço a todos que fazem do nosso Programa algo notório, em especial ao presidente da AABB pelo apoio e confiança no nosso trabalho e à Secretaria Municipal de Educação”, disse Vanilce.
 
Salvador (BA)
Também no dia 14 de junho, o AABB Comunidade Salvador realizou seus festejos. Com muita animação, em um espaço tipicamente decorado com enfeites produzidos pelas crianças e adolescentes e reforçando a tradição nordestina, as crianças e adolescentes compartilharam uma tarde de muito forró com os familiares, equipe técnica do Programa, presidente da AABB, Zaki Chagouri Ocke e convidados.
 
Por meio da Oficina de Dança, os educandos dançaram o “Xote Ecológico” e participaram de brincadeiras juninas, como o “Forró com laranja na testa” e o “Melhor casal forrozeiro”. Mas o ponto alto da festa foi o início da típica quadrilha junina, dançada por todos os educandos. Milho, amendoim, tangerina, bolo e mingau de milho verde foram algumas das iguarias que fizeram parte do cardápio da festa.
 
Jacqueline Galvão Pereira, coordenadora do Programa local, relata a importância de festas como essa. “A equipe de educadores do AABB Comunidade, mais uma vez, enfatizou a importância do resgate da nossa cultura popular nordestina, fortalecendo em nossos educandos valores como preservação da sua identidade brasileira e o enriquecimento das relações interpessoais, enquanto incentivo para o processo de integração social e prática da sua cidadania”, concluiu Jacqueline.
 
Veja as fotos:
 
Vitória da Conquista (BA)
  
  VitoriaC_001.jpg  Serrinha_002.jpg
  
  Serrinha_003.jpg  VitoriaC_004_2.jpg
 
Serrinha (BA):
  
  Serrinha_001.jpg  Serrinha_002.jpg
  
  Serrinha_003.jpg  Serrinha_004.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação