Cinco anos de emoção, prazer e muito sucesso

“Um ano recheado de atrações lúdicas e prazerosas”. É assim que a coordenadora pedagógica do AABB Comunidade Rio Branco (AC), Erimar Gomes Maia, define as atividades desenvolvidas pelo Programa em 2008. “Lembrando que o ano letivo ainda não terminou. O encerramento será no dia 3 de dezembro e promete trazer mais surpresas”, emenda.

 

Implantado em 3 de março de 2003, o AABB Comunidade Rio Branco atende 120 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 16 anos, de 16 bairros periféricos da cidade. “Além de contarmos com uma equipe altamente capacitada, temos o apoio da Secretaria de Assistência Social do Estado. Desde que assumimos, há quatro anos, mantemos o número de crianças atendidas”, garante a coordenadora pedagógica, que encerra sua coordenação este ano.

 

Segundo Erimar, todas as datas festivas do calendário são comemoradas e “transformadas em festas e atividades voltadas para o aprendizado”. Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Dia da Amazônia, Dia das Crianças, aniversário da cidade, instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Natal são alguns dos festejos, que já fazem parte da programação anual do AABB Comunidade Rio Branco.

 

Além dos trabalhos propostos dentro do Programa, os educandos participam de atividades extra classe. A Polícia Militar do Estado, por meio do projeto PROERD, trabalha a questão das drogas. O Corpo de Bombeiros dá dicas de primeiros socorros e acidentes domésticos. O Ministério Público é responsável por repassar os princípios do ECA. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), junto ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), expõe a preservação ambiental. A Delegacia do Trabalho e o Tribunal Regional Eleitoral desenvolvem a questão do trabalho escravo, da exploração sexual, das eleições e da compra de votos.

 

“Não podemos esquecer os nossos instituidores: FENABB, Fundação Banco do Brasil e BB, que não medem esforços para o bom desenvolvimento das atividades do Programa AABB Comunidade Rio Branco”, lembra a coordenadora pedagógica.

 

Este ano, os educandos foram beneficiados com nove computadores. Os aparelhos atendem 18 adolescentes por dia. Eles aprendem noções básicas de informática. Outras doações, como 840 quilos de feijão, também foram recebidas. “Separamos tudo em sacos pequenos e doamos às famílias dos educandos. Ao todo, cada uma recebeu sete quilos do alimento”, comenta Erimar.

 

Os pais das crianças também são inseridos no AABB Comunidade. A cada dois meses, é realizada reunião entre os responsáveis dos educandos e a coordenação. A freqüência nos encontros varia entre 60 e 70 pessoas. “É uma forma de todos tomarem conhecimento do que é realizado dentro da Associação”, ressalta a secretária de Estado de Assistência Social de Rio Branco, Maria das Graças Alves Pereira.

 

Lanche reforçado e nutritivo, orientação médica, odontológica e laboratorial fazem parte do dia-a-dia da garotada da capital do Acre. O que não pode faltar durante a semana é: futebol de campo, futsal, piscina, vôlei, futebol de areia, aulas de complementação pedagógica, artesanato, desenhos, canto, dança, etiquetas e valores.

 

“A sensação é de dever cumprido. Agradeço aos parceiros, aos colaboradores e a todos que fazem do Programa Integração AABB Comunidade Rio Branco um lugar de emoção, alegria, prazer, aprendizado e amor”, finaliza Erimar Gomes Maia, coordenadora pedagógica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação