Comemorações juninas embalam educandos pelo Brasil

09.07.2012
As comemorações juninas são sempre um capítulo à parte para educandos e educadores do Programa AABB Comunidade. Este ano não foi diferente. Com muita criatividade e bastante empolgação, a meninada, com apoio dos orientadores, preparou festas típicas bem animadas.
 
As celebrações ocorreram durante todo o mês de junho, contando com homenagens ao rei do baião Luiz Gonzaga, danças folclóricas, comidas típicas, muita quadrilha, tudo isso aliado aos ideais trabalhados nas oficinas do Programa, por exemplo, com a utilização de materiais recicláveis para a confecção de fantasias.
 
Entre as cidades em que “a coisa ferveu”, destaque para Icó (CE), Vitória da Conquista (BA), Ibimirim (PE), Anápolis (GO), Poções (BA), Cachoeira do Sul (RS) e Ibotirama (BA). Vale lembrar que essas comemorações reuniram não apenas crianças e adolescentes atendidos, mas familiares, autoridades, colegas do Banco do Brasil, todos engajados em um dos maiores projetos sociais do país, o Programa AABB Comunidade.
 
Icó (CE)
Na avaliação da coordenadora do Programa, Gelma Maria Almeida, essa é sempre a atividade mais esperada pelos educandos, “pois eles se envolvem na sua elaboração do início ao fim”, disse. “Este ano o tema trabalhado aqui foi o centenário de Luiz Gonzaga, e o sucesso foi total”, afirmou.
 
Poções (BA)
Rosalina Palladino, coordenadora em Poções, contou que o evento teve direito a muito arrasta pé, xote, ciranda de mulambo, entre outras divertidas brincadeiras. O coordenador de cultura do município, João Paulo Vilarim, esteve presente na festa. “Paralelamente ao nosso arraial, participamos de um concurso de quadrilhas da cidade e saímos vitoriosos, ganhando um prêmio de dois mil reais”, concluiu.
 
Vitória da Conquista (BA)
Momentos de integração entre família, comunidade, educandos, educadores e ex-educadores fizeram parte das comemorações. O ex-educador Rômulo Amaral agradeceu o convite e falou sobre a importância da AABB. “Foi aqui que conseguimos e aprendemos a olhar o mundo de diferente forma”, disse.
 
Ibimirim (PE)
A festa em Ibimirim contou com uma programação bastante especial. Os educandos fizeram apresentações teatrais, homenagens a Luiz Gonzaga e, ao final, protagonizaram um casamento matuto com direito a quadrilha e muita comida típica!
 
Anápolis (GO)
O semestre foi encerrado com chave de ouro em Anápolis com a festa junina. Além da tradicional quadrilha, os festejos na AABB também contaram com apresentações de canto coral, dança e flauta. Toda a decoração da festa foi produzida pelos próprios educandos. De acordo com a coordenadora Martina Fernão, “essa foi uma oportunidade da família se aproximar do Programa”.
 
Cachoeira do Sul (RS)
Os gaúchos de Cachoeira do Sul festejaram o São João juntamente com integrantes do Conselho Deliberativo Participativo. O momento também foi oportuno para a entrega de uniformes e kits de higiene. Por fim, a meninada fez bonito e encantou os presentes com apresentações do grupo instrumental e do animadíssimo casamento caipira. A secretária de educação, Ana Machado, esteve presente.
 
Ibotirama (BA)
Na cidade, além das homenagens à Luiz Gonzaga, teve muita quadrilha, e a caracterização dos educandos foi impecável. Ao longo da semana, educandos fizeram trabalhos artísticos e de pesquisa sobre o rei do baião.
 
Caxias do Sul (RS)
O Programa em Caxias do Sul reuniu todos os 100 educandos na tarde para a sua festa junina, que contou com uma tarde recheada de brincadeiras, guloseimas e brindes. Os integrantes do AABB Comunidade ainda festejaram, com um delicioso bolo, os aniversariantes do primeiro semestre.
 
Paranaíba (MS)
Na cidade, o arraial foi pra lá de bom. Teve pipoca, cachorro quente, doces variados, canjica, refrigerante, um delicioso bolo de aniversário, muita dança, pescaria e jogo da argola. Os educandos, juntamente com os educadores e convidados, se divertiram pra valer.
 
Getúlio Vargas (RS)
A tradicional festa junina do Programa fez bonito, mais uma vez, em Getúlio Vargas. Desfile, danças e quadrilha, casamento caipira e comes e bebes divertiram a todos. Não faltou a pipoca, amendoim, rapaduras, bolos… A escolha do Rei Amendoim e da Rainha Pipoca animou a festança! Na opinião de toda a equipe, a festa, além de ter sido um momento de descontração, contribuiu para o aprendizado de fatos como a historicidade da data, bem como sua importância no contexto histórico brasileiro.
 
Lucélia (SP)
Tradicional na cidade, os festejos juninos encheram de felicidade crianças e adolescentes atendidos pelo Programa. O capricho na decoração foi notável, assim como a fantasia da garotada. Entre as atrações, fogueira de São João, carroça, pau de sebo, cachorro quente, refrigerante, muita pipoca, doces e bolos. O vice-prefeito João Barroquelo; a secretária de Assistência Social Adriana Mendes; o presidente da AABB Paulo Roberto Ferreira, gerentes do Banco do Brasil e autoridades locais prestigiaram a festa.
 
Marau (RS)
Mais de 400 crianças e adolescentes participaram da festa, que contou com muitas brincadeiras. Na oportunidade, eles assistiram apresentações das oficinas de dança e do grupo de percussão Salada Brasileira. O Arraiá do Programa já é uma atividade bem tradicional na região e, este ano, ficou sob responsabilidade da oficina de Educação para o Trabalho.
 
Confira as fotos:
  
  AABB-369.jpg  CdS_002.jpg
  
  CIMG2667.jpg  DSC02533.jpg
  
  DSC04797.jpg  DSCN4147_2.jpg
  
  DSCN6434.jpg  festa-do-divino-471.jpg
  
  FestaJunina.jpg  SAM_0157.jpg
  
  SAM_5522.jpg  Sao-Joao-2012-(15).jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação