Coral do Programa em Araxá (MG) já dá os primeiros passos

13.04.2011
Estimulados pela segunda edição do Workshop Vozes do Brasil, realizado em Brasília (DF), entre os dias 31 de março e 2 de abril, educadores de Araxá (MG) já iniciaram as atividades do coral da cidade a todo vapor. No dia 4, apenas dois dias depois da capacitação, nome do coordenador reuniu uma turma com 30 educandos para ensinar-lhes os primeiros passos da cultura musical, com apresentação das notas musicais.
 
A aula introdutória inseriu a meninada na escrita de notas musicais em partitura. Paralelamente, eles aprenderam um pouco de teoria musical e noções de história da música. Quem está coordenando as tarefas musicais no AABB Comunidade local é a maestrina Tunília Borges, que tem ampla experiência na área. Vale lembrar que, desde 2005, o Programa mantinha um pequeno coral com os alunos.
 
O objetivo do projeto Vozes do Brasil é incentivar a atividade musical por meio da formação de corais, de forma sistematizada, para despertar a musicalidade e a sensibilidade dos educandos. A expectativa é de cada criança do coral tenha uma visão de mundo diferente, conseguida por meio da música, de modo que elas sejam capazes de transformar a própria realidade, levando melodia e canção para todos.
 
A coordenadora Maria das Dores Faria da Fonseca, que representou o Programa em Brasília e, ainda, é compositora, disse que as crianças estão pegando o que é passado na oficina de música muito rapidamente. “Ultrapassou nossas expectativas. Estamos muito confiantes e temos certeza de que tudo podemos se temos pessoas a nos apoiar. Além disso, com a música também trabalharemos temas como meio ambiente, alimentação sustentável, entre outros. A iniciativa era o que faltava para que o coral da AABB fosse institucionalizado”, disse Maria das Dores.
 
Veja as fotos:
  
  DSC04986.jpg  DSC04987.jpg
  
  DSC04998_2.jpg  DSC05000.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação