Criançada do Programa agita festas juninas

O mês das festas de São João foi de muita alegria em cidades do nordeste, em especial, onde há o Programa Integração AABB Comunidade que, com as crianças e adolescentes, dão um toque de descontração aos festejos. Confira como foram as festas juninas em cada localidade.

Carpina (PE)

Em Carpina, a comemoração foi no dia 7 de junho, e também contou com a presença de amigos e familiares de educandos atendidos pelo Programa. Quadrilha, pescaria, dança do arco, dança da peneira, além da quadrilha improvisada que envolveu todos os convidados estiveram entre as atrações.

A coordenação também preparou deliciosos quitutes, como bolo de milho e de mandioca, munguzá (uma iguaria feita com grãos de milho em calda açucarada), milho cozido, pamonha, tapioca e canjica. A secretária de Educação da cidade, Suzana Clemente, e o secretário de Esportes do município, Mardoqueu Gregório Pereira, estiveram presentes.

Coruripe (AL)

Um pouco depois, no dia 16 de junho, coordenadores e educadores organizaram, junto aos familiares, às escolas e à comunidade o Arraiá AABB Comunidade. O grupo de teatro AABB Comunidade em Cena apresentou a peça “É preciso saber viver”, despertando a conscientização entre os presentes para os efeitos causados pelas drogas.

Em seguida, os grupos de xaxado e quadrilha fizeram apresentações enfatizando o combate à dengue. “Logo após, tivemos as pronúncias do gerente do Banco do Brasil, Carlos Eduardo de Oliveira, e da representante da secretária de Educação Maria Marques, que frisaram a importância do Programa para este município”, contou José Petrúcio, coordenador. Ao final, todos aproveitaram as comidas típicas que foram servidas.

Salgueiro (PE)

A Festa Junina entre a meninada de Salgueiro se deu por meio da participação em um concurso de quadrilha promovido pela Prefeitura na última semana de junho. Com o tema “Vem brincar, vem dançar com a magia da cultura nordestina”, educadores e educandos ficaram com a primeira colocação nos quesitos organização, arranjo musical, harmonia, entrada e saída do arraial, figurino, animação, marcador e cenário.

“Foi emocionante ver nossas crianças e adolescentes dançarem com tanto entusiasmo e alegria, algumas até choraram de emoção”, relatou a coordenadora, Silvanilde Barros. Vale lembrar que todos os educadores, mesmo alguns adolescentes que não dançaram, juntamente com os demais familiares ajudaram no apoio, como montagem e desmontagem de cenários. O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório, esteve presente no evento, dando todo apoio à meninada do Programa.

Serrinha (BA)

Na cidade baiana, a Festa Junina foi celebrada no dia 15 de junho. Por ocasião da Copa do Mundo, a temática da festa foi o futebol da Seleção Brasileira. O salão, todo enfeitado com as cores da bandeira do Brasil, foi palco de apresentações juninas, quadrilha e musicais.

Familiares dos educandos, diretores de escolas públicas da região, associados da AABB e toda a comunidade local compareceram para prestigiar o evento. O presidente do clube, Ruyter Gomes, e a secretária de Educação de Serrinha, Gelcivânia Mota, também marcaram presença.

“Todos os presentes ficaram encantados com as apresentações e se deliciaram com maravilhosos lanches juninos, como cuscuz de tapioca, amendoim, pipoca, salgados, doces e refrigerantes. Enfim, nossa festa foi um sucesso total”, disse a coordenadora, Vanilce Moura da Silva Lima.

Lucélia (SP)

Já no início de julho, no dia 2, educandos dançaram muita quadrilha e fizeram a festa no Programa em Lucélia, interior de São Paulo. Doces, bolos, cachorro-quente, pipocas e outras comidas de encher os olhos foram distribuídas aos participantes. O vice-prefeito, João Barroquelo; o presidente da Câmara, Júnior Agra; o vereador Jorge Sader, além da coordenadora do Programa, Maria Silvia Forti, marcaram presença na festa caipira.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação