Cultura africana é tema de atividade em Araraquara

16.11.2016
No dia 5 de outubro, educandos do Programa AABB Comunidade Araraquara (SP) participaram de uma palestra sobre o continente africano, cujo tema abordou “As realidades africanas não encontradas na literatura brasileira”. O palestrante foi o guineense Sumbunhe N’fanda, secretário do Grupo de Estudo e Pesquisa União Africana (Gepua), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara.

Essa atividade foi de suma importância para os educandos, uma vez que complementou o conhecimento que eles obtiveram na escola, no último mês, sobre a filosofia Ubuntu (clique aqui e saiba mais).

Sumbunhe abordou o tema de forma descontraída, buscando a participação das crianças. Elas, por sua vez, se envolveram bastante com perguntas e muita interação. No fim, o que ficou de lição para todos foi que o continente africano não é apenas rico culturalmente, como também tem muito a ensinar ao mundo.

“No Brasil, ainda hoje, a cultura africana é mal vista por uns e até demonizada por outros. Falar da riqueza desse continente e desmistificar alguns conceitos foram os objetivos do nosso trabalho. Precisamos formar cidadãos que tenham a capacidade de dialogar com o diferente, mesmo quando esse diferente seja o oposto daquilo que acreditamos ser o padrão a ser seguido”, declarou a coordenadora Márcia Alves.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação