Curso de Formação Inicial é realizado em Brasília (DF) e Bonito (MS)

24.05.2011
Com intuito de oferecer melhor capacitação aos educadores, no que diz respeito ao andamento e complementação dentro do Programa, a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Federação Nacional das AABB (FENABB) promoveram, no mês de maio, o Curso de Formação Inicial do Educador Social, ministrado pelo Núcleo de Trabalho Comunitário – NTC da PUC-SP, em Brasília (DF) e Bonito (MS).
 
Brasília (DF)
Em Brasília, o Curso de Formação Inicial do Educador Social foi promovido, entre os dias 2 e 6 de maio, na FENABB. Foi uma semana cheia de atividades e integração, afinal, todos passaram um pouco da experiência vivida em suas cidades e com os respectivos educandos. Estiveram presentes educadores do estado de Goiás e Distrito Federal, das cidades de Bom Jardim de Goiás, Buriti Alegre, Itapuranga e Brasília.
 
Durante a semana, houve treinamento para os educadores sobre as apresentações que deveriam fazer, englobando os valores do Programa, conceitos sobre educação e vida. Na ocasião, todos participaram de uma oficina de confecção de bonecos para trabalhar os bons conceitos com os educandos. A ideia dessas atividades é fazer com que os educadores coloquem o aprendizado em prática ao retornarem para as bases.
 
Para a coordenadora do Programa AABB Comunidade na FENABB, Patrícia Almeida, é imprescindível frisar a participação na Formação Inicial. “É importante que todos os educadores e coordenadores façam o Curso, pois, além de trocarem experiências válidas para o aprimoramento do Programa, aprendem mais sobre a própria metodologia a ser utilizada. Também vale ressaltar que a FENABB paga todos os gastos do Curso para o educador no caso de AABBs que aderem ao Programa”, concluiu Patrícia.
 
Bonito (MS)
Entre os dias 2 e 6 de maio, na cidade de Bonito, foi realizado o Curso de Formação Inicial do Educador Social. O curso teve por objetivo capacitar educadores para atuar em complementação educacional no Programa AABB Comunidade, que visa a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, integrando escola, família e comunidade, tendo como parceria a ONG Instituto Família Legal.
 
Participaram da capacitação, educadores e coordenadores das cidades de Guia Lopes da Laguna, Porto Murtinho, Caarapó, Cassilandia, Três Lagoas, Campo Grande, Maracajú e Bonito.
 
Em um primeiro momento, os professores interagiram com araras e tucanos já no pátio do hotel e também conheceram o Rio Formoso, com suas águas límpidas, onde os educandos de Bonito utilizam para seu lazer nos fins de semana e também em atividades do Programa.
 
“Foi unânime a alegria de todos em participar do Curso, pois a metodologia dialógico-participativa abordou a pedagogia dos direitos de Paulo Freire referendada pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além da ludicidade para atuar na realidade Social do educando, da família e da comunidade. Em todos os aspectos, o trabalho feito foi bastante construtivo” afirmou Walkiria Malaquias, coordenadora do AABB Comunidade Bonito.
 
Fotos de Brasília
 
  Foto_-005.jpg  Foto_-007.jpg
 
  Foto_-016.jpg  Foto_-018.jpg
 
Fotos de Bonito
 
  001_6.jpg  002_3.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação