Dia do Gaúcho no Programa AABB Comunidade Cruz Alta (RS)

29.10.2012
Os educandos do Programa Integração AABB Comunidade Cruz Alta (RS) comemoraram, no dia 20 de setembro, o Dia do Gaúcho. Como não poderia ser diferente, a atividade teve muito resgate cultural e, ainda, diversão e integração entre os educandos, com brincadeiras tradicionais e passeios a cavalo.
 
Numa visita a um acampamento farroupilha, os educandos participaram de oficinas sobre como cevar o chimarrão, culminando com uma deliciosa mateada (roda de chimarrão), e ainda aprenderam a encilhar cavalos. Em outra atividade do dia, a meninada assistiu a uma palestra com o professor de história Jorge Pittan da Silva, onde aprenderam o porquê desta data ser tão especial no Rio Grande do Sul.
 
“Para finalizar essa semana tão importante em nosso estado com chave de ouro, realizamos na AABB outra mateada, regada com lendas e histórias dos gaúchos, com direito a muito chimarrão e pipoca, para a felicidade de nossos educandos”, disse a coordenadora do Programa, Cleonice Mayer.
 
Um pouco de história…
Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O fato resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1° de março de 1845.
 
veja as fotos:
  
  120919_092407.jpg  P9171851.jpg
  
  P9171855.jpg  P9171869_2.jpg
  
  P9171901.jpg  P9171941.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação