Educação Ambiental é o forte da garotada de Anápolis

O ano de 2007 está sendo dedicado a projetos de Educação Ambiental no AABB Comunidade Anápolis (GO). No dia 17 de maio, duas hortas foram inauguradas na AABB: a Horta Orgânica e a Horta de Ervas Medicinais, que carinhosamente ganhou o nome “Do quintal da vovó para o AABB Comunidade”, após um concurso entre os educandos do Programa.

Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades da cidade, parceiros locais, colaboradores e patrocinadores. A iniciativa faz parte do Projeto Alimentação Sustentável e tem como prioridade a socialização e a integração das crianças e adolescentes com o meio ambiente.

As novas hortas irão trabalhar conceitos sobre a preservação da natureza, conhecimentos científicos e saberes sociais entre os educandos. Da mesma forma, as atividades visam a preparação da garotada com conhecimentos técnicos agrícolas. Os alimentos (ervas e verduras) também poderão compor ou complementar a alimentação dos jovens, tanto no Programa como em suas casas.

O projeto com ervas e plantas medicinais traz, ainda, a proposta de oferecer aos educandos um meio alternativo para resolver pequenos problemas de saúde antes de procurar atendimento médico. As folhas serão socializadas entre os participantes e, na AABB, haverá uma reserva para trocas e reprodução.

Inicialmente, a lista compreenderá as ervas e plantas mais conhecidas e de fácil acesso, que podem ser encontradas em vários quintais e jardins. “Nosso objetivo é aliar o saber popular e o saber científico. A atuação dos educadores sociais tem proporcionado às crianças e adolescentes um envolvimento prático com todas as ações desenvolvidas”, conta a coordenadora Maria Martins Lisboa.

As hortas contam com um sistema de irrigação desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Agrícola da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O projeto irá fazer parte do processo de formação destes estudantes.

Durante o projeto, também será elaborado um livro, totalmente confeccionado pelos participantes do Programa, que servirá de orientação para o uso correto das ervas e plantas medicinais: técnicas de cultivo, colheita, manejo, toxicidade, indicação e forma de acondicionamento. “Existe uma infinidade de plantas que não foram estudadas, não são conhecidas ou que os princípios curativos não são divulgados”, explica Maria Lisboa.

AABB Comunidade Anápolis

Há quase nove anos, o Programa AABB Comunidade Anápolis oferece às crianças e adolescentes da cidade a oportunidade de desenvolverem diversas habilidades artísticas, culturais, educacionais e esportivas.

O Programa é resultado de um conjunto de ações entre AABB e os parceiros FENABB, Fundação Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Anápolis, Rotary Club Anápolis, UEG, Funcer (Fundação Universitária do Cerrado), Corpo de Bombeiros de Anápolis, Polícia Militar de Anápolis, Unimed, Hortimudas, Base Aérea de Anápolis, Agência Rural de Anápolis, Chalé Madeiras e CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito).

Os projetos, realizados nas mais diversas áreas, proporcionam o crescimento pessoal, social, escolar e familiar dos educandos, que vêm de famílias de baixa renda e são estudantes de escolas públicas, em sua maioria, municipais.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação