Educandos de Assaí (PR) recebem aulas de dança japonesa

26.12.2015
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Assaí (PR), em parceria com o Programa AABB Comunidade local, iniciou, na primeira semana de novembro, um projeto para levar aulas de dança japonesa aos educandos atendidos na cidade. No município, os moradores têm forte influência da terra do sol nascente, já que, desde 1932, imigrantes japoneses desembarcaram por ali em busca de trabalho.
 
A iniciativa tem como principal objetivo fazer um resgate da cultura japonesa por meio da formação de um grupo de crianças e adolescentes que possam representar a cidade em eventos de dança pela região.
 
As aulas serão ministradas às sextas-feiras, na própria AABB, pela professora Geni Gocchi. “O projeto irá preservar a nossa cultura, resgatando a dança que é rica de expressão e sentimento. Também vamos fortalecer a riqueza espiritual dessas crianças, minimizando a questão da vulnerabilidade”, disse Gochi.
 
O grupo, que funcionará com uma turma piloto, iniciou reduzido, com apenas sete alunas. Mas a intenção da Secretaria é ampliar o número de participantes e, já em 2015, abranger todos os educandos.
 
“A influência dos imigrantes japoneses aqui na cidade é bem grande e, certamente, esta é mais uma iniciativa muito bem vinda que agregará bastante”, afirmou a coordenadora Marlene Moraes.
 
Cultura em alta no Programa
Ainda no âmbito da cultura, dois educandos, Fabrício Martins, 11 anos, e Bárbara Simões, 12, foram selecionados para o Grupo de Violeiros do município. A iniciativa de criar o Grupo foi da Prefeitura, e a ideia é promover a expressão musical popular – conforme prevê o Plano Nacional de Cultura (PNC).
 
Veja as fotos:
  
 
dancajapo-2.jpg  dancajapo-3_2.jpg
  
  dancajapo-5.jpg  dancajapo-6.jpg
 
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação