Educandos de Patos de Minas participam de trilha interpretativa

8 novembro 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado no mês de setembro, a Diretoria de Meio Ambiente realizou, no dia 19 de setembro, atividades de educação ambiental com os alunos do AABB Comunidade Patos de Minas (MG). Os alunos percorreram a trilha existente ao longo da mata do Parque do Mocambo, guiados pela bióloga da prefeitura Eni Amaral.

Durante todo o percurso da trilha, a bióloga realizou vários pontos de parada para refletir com os alunos sobre a importância das árvores, na garantia da preservação da água, da biodiversidade, do equilíbrio da natureza e, ainda, da existência humana. Ela apresentou várias árvores representativas do parque e estimulou a reflexão sobre a consequência do desmatamento e das queimadas. A bióloga ainda explicou aos alunos e professores sobre o Programa de Arborização Urbana da Prefeitura de Patos de Minas, que faz a doação de mudas para as pessoas plantarem em suas calçadas ou espaços internos, para que nossa cidade fique mais arborizada e bonita.

Ao final da atividade, os alunos realizaram o plantio de mudas de ipê amarelo, árvore símbolo do cerrado, e de ipê rosa na entrada principal do mocambo. O dia da Árvore é celebrado, no Brasil, no dia 21 de setembro, estando associado à chegada da primavera no Hemisfério Sul.

De acordo com a Bióloga Eni Amaral, as trilhas interpretativas no Parque do Mocambo consistem em um projeto desenvolvido pela Diretora de Meio Ambiente, que tem como público alvo alunos e professores da educação básica. “O intuito do projeto é proporcionar, ao longo da trilha, um olhar sobre a biodiversidade e os recursos naturais que o parque abriga”, disse.

“A data é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a importância da preservação e o cuidado com o meio ambiente. Em meio a mata podemos perceber e sentir a brisa natural, um ar de liberdade e um frescor bem gostoso inspirado nos elementos e cores da natureza, mesmo porque é primavera e tudo estava florido e colorido. Foi muito legal, divertido e prazeroso fazer esse passeio com nossas crianças”, discorreu a Coordenadora do Programa, Regina Márcia Dias.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação