06.06.2012 Educadores e educandos de diversos AABBs Comunidades pelo Brasil saíram em passeata pelas ruas de suas cidades para lembrar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo dessas ações foi alertar a sociedade e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes na luta pelo fim da violência sexual.
Durante as passeatas, foi fundamental o apoio dos Conselhos Municipais de Direito da Criança e Adolescente, escolas públicas municipais e estaduais, Programas Sociais, Conselhos Tutelares e Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Faixas chamando atenção para a importância do tema estavam amostra, e folhetos personalizados foram distribuídos para a população.
Entre as cidades que promoveram ações estavam Timbaúba (PE), Dianópolis (TO), Buritizeiro (MG) e Cataguazes (MG). O coordenador de Timbaúba, Luiz Fábio Targino, frisou a importância do apoio dado pelas instituições parceiras. “Todas as portas foram abertas para a realização da passeata”, disse Luiz.
Segundo Arizomar dos Santos, coordenador em Dianópolis, a participação dos educandos neste evento foi fundamental. “Sabemos que só conseguiremos alcançar nossos objetivos se estivermos integrados à comunidade, por isso, sempre participamos de mobilizações pelas ruas da cidade”, explicou Arizomar.
Palestra
Em Cataguazes, além da passeata, também foi promovida, no dia 4 de maio, uma palestra com a psicóloga Gilmara Silva de Oliveira e o orientador do Projovem Adolescente, Júber Pacífico, que abordou o tema “O combate ao abuso e à exploração infanto-juvenil”. A novidade é que, além dos educandos, os familiares também participaram, assistindo a um vídeo informativo sobre o assunto.