Educandos inauguram Museu Casa de Maria Bonita

A história da “Rainha do Cangaço”, Maria Bonita, foi resgatada pela Prefeitura de Paulo Afonso (BA). Os educandos do Programa AABB Comunidade foram convidados para participar da inauguração do Museu Casa de Maria Bonita. Trata-se do local onde Maria Bonita, esposa do cangaceiro Lampião, nasceu. A casa foi construída em Malhada da Caiçara, município situado a 38km de Paulo Afonso.

O evento foi realizado durante a tarde do dia 23 de setembro e contou com a presença de familiares da homenageada; do prefeito da cidade, Raimundo Caires; dos historiadores Juracy Marques e Luís Rubem Bonfim; do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, José Ivaldo; e da imprensa local. As crianças e os adolescentes do Programa apresentaram danças típicas, músicas e outras manifestações culturais da região. Um educador tocou sanfona e os educandos tocaram zabumba, pandeiro, triângulo e cantaram músicas do forró pé-de-serra: “Acorda Maria Bonita”, “Sala de Reboco”, “Mulher Nova Bonita e Carinhosa”, entre outras.

O prefeito de Paulo Afonso, Raimundo Caires, inaugurou o Museu Casa de Maria Bonita e destacou a preocupação que seu governo tem em resgatar a história do povo de Paulo Afonso, que é a história viva do nordestino e do sertanejo, na sua vontade de vencer e crescer na vida. “Não é uma grande obra de concreto, mas um grande marco cultural que estamos preservando e levando para conhecimento de todos”, enfatizou.

No Museu, encontram-se réplicas de alguns utensílios da época, além das principais fotos de Maria Bonita. O local está aberto ao público para visitação e o espaço conta com um restaurante de culinária típica da região: bode, galinha, cuscuz com queijo e farofa de jerimum. O Museu também possui uma área para exposição e vendas de artesanatos.

Dia do Idoso

Na manhã do dia 27 de setembro, a garotada do Programa AABB Comunidade Paulo Afonso participou, em comemoração ao Dia do Idoso, das atividades programadas pela Prefeitura. As crianças e os adolescentes tocaram, com flautas, a música “Parabéns para você” e cantaram músicas de São João. Os educandos convidaram os idosos para dançar ao centro da praça Nossa Senhora de Fátima, local do evento.

Farofa e Lili

À tarde, os educandos participaram de uma eleição para escolher os nomes de dois bonecos de pano, que são usados em apresentações teatrais de fantoche no Programa. O boneco recebeu o nome de Farofa e a boneca, Lili.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação