Estilo árabe atrai educandas do AABB Comunidade Montenegro

As educandas do AABB Comunidade Montenegro (RS) apresentaram-se no II Encontro Estadual de Dança do Ventre, sábado, 24 de agosto. A coreografia, criada pela educadora voluntária, Iró Franco, encantou e contagiou os convidados. Durante o evento, ela mostrou parte do trabalho que desenvolve há três anos no Programa. A música encenada foi “Celebrando a alegria”.

Para a professora, dançar é enriquecedor e incentivar este tipo de atividade é um ato de amor. “É uma realização pessoal propor esse tipo de trabalho à garotada do AABB Comunidade. Tenho um carinho especial pelas crianças, e o afeto que elas me proporcionam é muito gratificante”, garante Iró Franco.  

A coordenadora do Programa AABB Comunidade Montenegro, Lorena Bordignon, fala sobre a grande satisfação em ver o resultado do trabalho produzido durante as oficinas: “as meninas ficam felizes em aprender cada passo, e ver o sorriso estampado no rostinho delas, com certeza, me alegra também.”

As pequenas dançarinas também reconhecem o trabalho e levam a dança a sério. “As aulas são muito boas, quando eu danço, me sinto leve e nós sabemos que todo mundo gosta quando a gente se apresenta”, afirma a educanda Ivana Garcia, 10 anos.

Um pouco da história da dança

A palavra “dança” vem do sânscrito tanha, que significa alegria de viver. Em árabe, raks, e em turco, rakkase, derivada do assírio rakadu, a palavra tem o significado de celebrar.

A Dança do Ventre é uma forma de expressão corporal e emocional com mais de 5.000 anos de existência. Compreende em sua estrutura improvisação, criatividade, independência e compreensão rítmica.

Acredita-se que essa dança tenha sido criada visando reproduzir, por meio de movimentos variados, os quatro elementos (água, fogo, terra e ar), os animais sagrados, como a serpente, cataclismos como o terremoto e todo o ciclo que envolve a fertilidade feminina e a concepção da vida. O corpo é o maior instrumento da dança oriental, só ele tem a capacidade de materializar a música árabe.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação