Festa Junina ganha tema ecológico

A Festa Junina do Programa AABB Comunidade Paulo Afonso (BA) aconteceu no dia 12 de junho na sede do clube com o tema: “No Arraial do AABB Comunidade tem Forró e Ecologia”. O ponto alto foi as apresentações da meninada com quadrilha, forró pé de serra, concurso de forró, teatro com “Os dez mandamentos da ecologia”, além dos tradicionais doces, canjica, milho verde, brigadeiros e beijinhos, mugunzá, xerém com galinha, cachorro-quente, pastéis, amendoim e bolos de milho, chocolate e macaxeira.

 

“A festa agradou a todos. Foi tudo muito lindo e emocionante. As atrações despertaram idéias sobre cultura, educação e sobre o papel do Programa na nossa sociedade”, comenta a coordenadora Maria Gorette Freire.

 

“Sensibilizar por meio da educação hoje não é fácil. É ensinar a gostar dos sabores da comida brasileira. É resgatar a cultura brasileira. É cantar e dançar Luis Gonzaga´O Rei do Baião´e deixar as músicas de pagode fora da sala de aula. É mostrar um filme brasileiro para as crianças”, garante Gorette.

 

O objetivo principal do evento foi mostrar que é possível fazer educação de qualidade com beleza, poesia e muita animação. “A situação do meio ambiente no mundo nos desafia a preservar a sua efetiva conservação e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos”, comenta a coordenadora do Programa.

 

A confraternização contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e suas respectivas secretarias, com a agência do Banco do Brasil, comerciantes, empresários e com os sites Portalpa, Mais festa e Baladas da Ilha.

 

O gerente da agência do BB, Euriques Carneiro; a secretária de Educação, Elza Brito; o chefe de Gabinete, Urias Barros (representando o Prefeito, Raimundo Caíres), comerciantes, empresários e convidados prestigiaram a festa.

 

Confira os Dez Mandamentos da Ecologia apresentados aos educandos do Programa:

 

1 – Amar a Deus sobre todas as coisas e a natureza como a ti mesmo;

 

2 – Não defenderás a NATUREZA em vão, com palavras, mas através dos teus atos;

 

3 – Guardarás as florestas intactas, pois tua vida depende delas;

 

4 – Honrarás a flora, a fauna, todas as formas de vida na Terra, o que inclui a tua forma humana;

 

5 – Não matarás, propiciando extinção das espécies;

 

6 – Não te calarás diante da impureza do ar, deixando que a indústria que te emprega suje o que a criança respira;

 

7 – Não furtarás da TERRA sua camada de húmus raspando com máquinas ou provocando o fogo das queimadas, condenando com os anos o solo à infertilidade;

 

8 – Não levantarás falso testemunho, alegando que o lucro e o "progresso" justificam teus crimes;

 

9 – Não desejarás para teu proveito que as fontes e os rios se envenenem nem com os despejos industriais;

 

10 – Não cobiçarás objetos e adornos para cuja utilização e preparação sejam necessárias destruir a paisagem, como troféus de animais e enfeites de flores e galhos ornamentais.

 

Ecclea Bosi

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação