Festejos de São João continuam embalando educandos

O ritmo e o clima festivo do São João continuam animando educandos, educadores e coordenadores do Programa Integração AABB Comunidade. Normalmente, a cada ano, os envolvidos desenvolvem atividades que resgatam a cultura local, mesclando-as com brincadeiras típicas e iguarias pra lá de saborosas. Confira as atividades em Lages (SC) e Ponta Grossa (PR).
 
Lages (SC)
A festa junina no Programa em Lages foi realizada no dia 9 de julho e contou com a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade. Algumas semanas antes, colaboradores do Programa trabalharam com os educandos alguns temas relacionados à cultura da região, desmistificando termos como “caipira”, bem como suas vestimentas e costumes.
 
A festa teve direito a muita música e dança, tudo acompanhado por muitas brincadeiras, afinal, é brincando que se aprende. Durante o evento a meninada também pode fazer apresentações artísticas e mostrar aos convidados um pouco do que aprendem na AABB. Paçoca, chocolate quente, pinhão (semente típica da região) e muitas outras delícias fecharam o evento com chave de ouro.
 
Ponta Grossa (PR)
Na cidade paranaense a festa foi no dia 28 de julho. Os educadores do Programa AABB Comunidade mostraram aos educandos a importância da data e o porquê dos trajes usados. Além disso, cada bandeirinha vinha com palavras alusivas ao conceito de cidadania, tema bastante trabalhado ao longo do semestre.
 
Pescaria, barraca da amizade, comidas típicas, jogo das argolas, casamento caipira e a tradicional quadrilha estiveram entre as atrações. De acordo com a coordenadora Maria Lúcia de Pádua, “a festa proporcionou uma integração dos jovens, levando para eles mais conhecimento cultural e, ao mesmo tempo, incutindo alguns valores como o respeito e a simplicidade”.
 
O evento também contou com a presença do gerente do BB local, João Augusto Antero. “Esses educandos aprendem muito no seu contraturno escolar. Ao invés de estarem nas ruas, estão estudando e se preparando para um futuro promissor. Além disso, essas festas promovidas são um incentivo a mais para eles continuarem no Programa”, avalia João.
 
 
Saiba mais:
O Programa Integração AABB Comunidade tem como objetivo contribuir para a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Isso se dá por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas e esportivas, integrando o tripé família, escola e comunidade.

Colaboradores da FBB abrem o segundo momento do dia

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação