Hoje é o Dia Internacional da Água

Hoje, 22 de março, é o Dia Internacional da Água. Nós, que integramos o Programa AABB Comunidade, gostaríamos, assim como tantos outros defensores da água, de estar comemorando o privilégio de compartilhar a alegria de conviver planetariamente em harmonia com a água.

Porém, este dia nos remete a intensificar a análise crítica da conjuntura atual, em relação à disponibilidade e a escassez da água nos diversos cenários territoriais, demarcados pelas tensões que se acirram, principalmente dos conflitos gerados pelos interesses de grupos sociais que historicamente vêm correlacionando forças políticas, a partir das configurações hidrográficas.

Estamos, assim, de um lado, lutando para assegurar o direito à água como patrimônio histórico planetário, acrescida da necessidade da água como um bem público que deve ser democratizado e preservado para as presentes e futuras gerações, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.433/97 – Política Nacional dos Recursos Hídricos. Por outro lado, podemos identificar o avassalador movimento de expropriação da água como coisa ou negócio privado em detrimento da mesma como um bem público inerente a sustentabilidade da biodiversidade no planeta Terra.

Desta forma, podemos afirmar, categoricamente, que o atual desafio da nossa ação educativa é problematizar a causa geradora da sobreposição dos valores econômicos em relação aos direitos ambientais e humanos, bem como propor novas ações fortalecedoras dos vários movimentos que compõem a luta em prol da garantia e da defesa das águas, desencadeada pelo poder público e pela sociedade civil.

Portanto, o Programa AABB Comunidade permanecerá estimulando a construção da rede participativa, que se constitui nas diversas ações socioambientais realizadas no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação