Horta comunitária garante 80% da alimentação em Espinosa

A horta comunitária do Programa AABB Comunidade Espinosa (MG) tem trazido bons resultados. Mesmo com uma infra-estrutura pequena, 80% da alimentação dos 120 educandos é realizada com alimentos cultivados no quintal da AABB. “Os outros programas precisam comprar todo o alimento. Nós só compramos o mínimo necessário”, explicou Verônica Maria Barbosa, coordenadora do Programa.

A horta comunitária já funciona há quatro anos no AABB Comunidade Espinosa. O principal objetivo é proporcionar a auto-sustentação no item alimento da planilha de custos.

Recentemente, o Programa ficou sabendo de um projeto desenvolvido pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Minas Gerais, em que os produtores rurais oferecem assistência para iniciativas como a horta comunitária. A proposta foi analisada de forma bastante positiva pelo Programa AABB Comunidade, em conjunto com o presidente da AABB, João Carlos Amarante de Castro, e com o gerente da agência local do Banco do Brasil, Marcos Vinício de Sousa. Com a parceria, a Emater passará a oferecer sementes para plantio e apoio à infra-estrutura na AABB (adubo e suporte técnico).

O sucesso da horta comunitária em Espinosa também é resultado do relacionamento com o parceiro local, a Prefeitura Municipal, que disponibiliza dois funcionários para fazer a manutenção da horta (podar, colher e regar os alimentos). O Programa conta, ainda, com o apoio especial da secretária de Assistência Social, Miriam Margarida Balieiro. A funcionária da Prefeitura é uma das principais incentivadoras do projeto.

Destaque para o suco do talo da couve e o suco de beterraba, preparados com alimentos cultivados no quintal da AABB. “Já estamos dando nossos primeiros passos para a alimentação sustentável”, acrescentou Verônica. Cenoura, beterraba, pimentão, cebolinha verde, coentro, couve e alface também são plantados na horta comunitária do Programa.

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação