Maceió promove uma grande festa no lançamento do Programa

O AABB Comunidade Maceió (AL) realizou uma grande festa para comemorar o lançamento oficial do Programa no estado. Integrantes do AABB Comunidade Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também estiveram presentes e tornaram o espetáculo ainda mais bonito. A solenidade aconteceu no dia 26 de maio, no ginásio da AABB. O evento contou com uma vasta programação, super animada e repleta de atrações. Educandos, educadores, familiares e autoridades encantaram-se com as apresentações.

A cerimônia contou com a presença do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho; do superintendente de Varejo do BB em Alagoas, Raimundo Terto Almeida; do Procurador Federal, Paulo César Silva; do secretário de Educação do estado, Fábio Farias; da prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões; do coordenador de ensino da Secretaria de Educação do estado, José Neilton Nunes; do gerente da agência de Maceió, Baltazar Noleto; do representante da Fundação Banco do Brasil, Ademir Vieira dos Santos; do presidente da AABB anfitriã, Carlos Jorge de Barros Lins, e da gerente Socioeducativa e de Comunicação da FENABB, Socorro Sales.

“O principal objetivo desse encontro é auxiliar a troca de conhecimento cultural e pedagógico entre as cidades onde existe o AABB Comunidade”, relata Socorro Sales. A festa foi animada com várias atrações e trouxe o tema “De volta aos anos 60, 70, 80, 90 e dias atuais”.

Segundo a coordenadora do AABB Comunidade Maceió, Veraleide Costa de Nazaré, o tema foi escolhido para retratar transformações sociais. “É preciso conhecer um pouco da nossa trajetória cultural. A música é uma das grandes responsáveis por relatar as mudanças e acontecimentos que marcaram a história do povo brasileiro”, conta.

O primeiro grupo a se apresentar foi a garotada do AABB Comunidade Santana do Ipanema. Os educandos dançaram e encenaram a peça “A Morte do Vaqueiro”. A apresentação abordou a falta de emprego e a exploração do sertanejo.

O AABB Comunidade Delmiro Gouveia também apresentou uma dança por meio de gestos. A música escolhida foi “Preciso de uma benção”. A garotada de Penedo veio em seguida e recebeu vários aplausos da platéia com a peça teatral “Reunião das Águas”.

Logo depois, foi a vez dos educandos de Maceió participarem e mostrarem o que foi ensaiado durante vários dias. Os adolescentes do Programa que fazem parte do Coral foram os primeiros a se apresentarem.

A próxima apresentação abordou a década de 60. A garotada de Maceió representou a construção de Brasília, o presidente Juscelino Kubitschek, o carro Fusca, a indústria no Brasil, a Jovem Guarda, a Bossa Nova e a música Garota de Ipanema.

Para os anos 70, os educandos leram e interpretaram textos sobre o Golpe Militar e a busca dos jovens pela liberdade de expressão. O jazz e a lambada do Brasil, que fizeram bastante sucesso nos anos 80, também foram apresentados pelas crianças e adolescentes.

A década de 90 e os anos atuais foram representados pela crítica. A trilha sonora ficou sob a responsabilidade de músicas do Cazuza e da banda Legião Urbana. Alguns ritmos como o axé e o funk foram criticados, apontando a decadência da indústria musical brasileira.

“A comemoração da Semana Nacional do AABB Comunidade em todo o Brasil é uma forma de mostrar os trabalhos artísticos e culturais que são desenvolvidos nos Programas. Foi uma festa muito bonita. Estamos felizes e muito orgulhosos”, declara o presidente da AABB Maceió.

Na ocasião, foram entregues os certificados do curso de Formação Continuada a Distância para os educadores do Programa, ministrado pelos profissionais da PUC-SP.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação