Música, desenho e cidadania no Programa em São Carlos

Os educadores do Programa Integração AABB Comunidade São Carlos (SP) criaram uma maneira lúdica e prazerosa de trabalhar valores ambientais e de cooperação com os educandos: por meio da música, com o Coral AABB Comunidade, e do desenho, com o projeto Desenho Compartilhado.

O Coral AABB Comunidade iniciou as atividades há três anos, por iniciativa do coordenador do Programa Eder Hislei Scutti Tinta. Nesse projeto, músicas com temática ambiental, que ressaltam os valores da boa convivência entre o homem e todo o ecossistema, são trabalhadas com o intuito de educar os educandos para a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto tem dado tão certo que o Coral já realizou mais de 10 apresentações em escolas públicas da região. A última apresentação foi em maio, na Escola Estadual Professor Péricles Soares, e contou com a participação de 25 educandos. “Enquanto alguns se apresentam no coral, outras mostram cartazes e desenhos confeccionados pelos educandos com o mesmo enfoque, para reforçar a mensagem que queremos passar”, afirmou Eder Tinta.

Já o projeto Desenho Compartilhado enfoca questões como cidadania, violência e amizade, e tem como principal objetivo trabalhar a cooperação entre os educandos. Tudo começa com um simples rabisco feito pelos educadores. Depois as crianças transformam esses rabiscos em figuras. Cada criança pode desenhar apenas em uma parte do papel, deixando que outras crianças também construam e definam a arte final. “Dessa maneira elas aprendem a compartilhar algo que, se não fosse pela metodologia aplicada, seria apenas uma atividade intimista”, explicou Eder.

Em São Carlos o Programa atende 100 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação