Nordestinos fazem festa de São João

Junho e julho é uma época do ano quando tradicionalmente são realizadas as festas de São João, em diversas regiões do país. No nordeste não é diferente, onde a tradição ainda é mais forte. Educandos do Programa AABB Comunidade de Limoeiro (PE) e Itanhém (BA) festejaram junto aos seus pais e a comunidade.

 

Limoeiro (PE)

A Festa Junina do Programa AABB Comunidade Limoeiro (PE), realizada no dia 21 de junho, marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre. As crianças, todas vestidas a caráter, abrilhantaram a festividade com alegria, descontração e muita dança.

 

Apresentações de quadrilha, casamento caipira, dança da vassoura e da peneira, ciranda, encenação da música “Xote das Meninas” – de Luiz Gonzaga, conhecido como o rei do baião – e, principalmente, a presença dos pais da garotada empolgou ainda mais a confraternização. A decoração do salão da AABB também foi uma das atrações, com bandeirinhas e balões, dando maior graça ao momento. “É uma satisfação imensa realizar esse tipo de evento para as crianças. Percebemos alegria nos olhos de cada uma. É o mínimo que podemos fazer para confraternizar com elas, compartilhando, principalmente, a alegria e o orgulho de sermos nordestinos”, afirmou a coordenadora pedagógica do Programa em Limoeiro, Maria Valdenice Alves.

 

Depois de muitas músicas, danças e brincadeiras, foram oferecidas comidas típicas para todos os presentes.

 

Itanhém (BA)

A festa em homenagem a São João do AABB Comunidade Itanhém (BA), realizada no dia 7 de junho, contou com a colaboração de pessoas muito importantes para o Programa: as mães dos educandos. A mesa de comidas típicas ficou bastante recheada e cheia de iguarias feitas pelas mamães. “Elas próprias ajudaram a servir os convidados”, completou a coordenadora, Ednilde Aparecida Kretli Vieira.

 

Outro ponto fundamental foi o apoio dos pais das crianças. Eles também auxiliaram na organização da festa. Os homens ficaram com a parte de ornamentação e montagem das barraquinhas. As crianças também ajudaram com a confecção dos enfeites: bandeirinhas, balões de papel etc.

 

Forró, quadrilha, casamento caipira e muita música ao vivo, tocada pela banda do Programa, esquentaram a noite. Vale lembrar que todos os ingredientes para as comidas e os materiais para ornamentação foram doados pela comunidade e Prefeitura de Itanhém.

 

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação