Preservação e valorização do Meio Ambiente norteiam trabalhos em AABBs Comunidade

Descrição do Projeto

Categoria
Ensino

O dia 5 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é um ótimo ensejo para chamar atenção sobre a importância da preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Nos AABBs Comunidade Patos de Minas (MG) e Pato Branco (PR), educandos participaram de atividades lúdicas e desfrutaram de momentos especiais em contato com a natureza. A seguir, acompanhe um pouco mais das ações.

 

AABB Comunidade Patos de Minas

No dia 6 de junho, educandos do Programa participaram da “Oficina Plantar”, realizada no Parque do Mocambo, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para iniciar os trabalhos, todos se aventuraram em uma trilha monitorada por profissionais da área. Um convite para apreciar as belezas naturais, conhecer as espécies de árvores e compreender sobre a importância delas para o Planeta.

Na sequência, aprenderam sobre métodos de plantios de mudas e, claro, levaram a sua sementinha para casa. Também, teve muita brincadeira ao ar livre na academia e no parquinho localizados no Parque.

A Coordenadora Pedagógica, Regina Márcia Dias, participou da atividade junto aos educandos e comentou sobre a satisfação, alegria e entusiasmo da garotada. “O objetivo do AABB Comunidade é abordar e conscientizar os alunos sobre a preservação e a responsabilidade em cuidar do nosso planeta. Tivemos um dia produtivo e necessário com muito aprendizado, que nos inspiraram a zelar do Meio Ambiente. Os educandos aprenderam desde o manejo e a mistura necessária da terra, método de escarificarão, até o plantio da semente. É uma satisfação muito grande para o Programa firmar essas parcerias e ver que é possível conhecer caminhos para solucionar grandes problemas ambientais”, afirmou.

“Acredito que esses passeios dos educandos além das instalações do AABB Comunidade é uma rica experiência para todos, no sentido de ensiná-los a importância de se preservar o Meio Ambiente desde pequenos. Para que, no futuro, possam aplicar tudo o que aprenderam no seu dia a dia. A vivência e o conhecimento da realidade é a melhor forma de firmar os ensinamentos advindos ao longo das aulas”, disse a Presidente do clube, Joana d’Arc da Costa Nunes.

 

AABB Comunidade Pato Branco

O Programa paranaense promoveu, entre os dias 5 e 7 de junho, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação e Cultura, a “Semana do Meio Ambiente”. A ação envolveu os 100 educandos do Programa e mais 180 estudantes das Escolas Municipais Genesis, Juvenal Cardoso e Vila Verde.

Entre as atividades que foram realizadas estão uma apresentação artística dos educandos, com a música “Tempo de ser feliz”, da Cantora Jamily; palestra conduzida pelo Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura da cidade, Antonio Cezar Soares, sobre gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos – noções de coleta, tratamento, transporte e formas de reaproveitamento; participação de alunos do curso. Além de trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na AABB, sob a supervisão de Educadores e de dois estudantes voluntários do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Na sequência, conheceram as estações de compostagem, jardinagem e horta; separação de lixo, gerenciamento correto do lixo urbano e a Estação do Chá e Relógio Humano feito com plantas medicinais, atividades dirigidas pela Educadora da Oficina de Cuidado Socioambiental no Programa, Elioenaide Pereira da Costa.

Para a Coordenadora Pedagógica do Programa, Silvia dos Santos, o resultado com a Semana do Meio Ambiente foi muito positivo e verdadeiramente um momento de grande integração e aprendizado. “Os nossos educandos participaram ativamente das atividades e compartilharam muito do que aprendem ao longo das aulas no AABB Comunidade com os seus coleguinhas que participaram das ações. Recebi muitos comentários positivos dos alunos das três Escolas Municipais que estiveram envolvidas, e muitos alunos já oficializaram o desejo em fazer parte da nossa turma”, finalizou.

O Presidente do clube, Emerson Luiz Vilhalva, conta que a abertura da Semana do Meio Ambiente do município foi realizada no AABB Comunidade. “As crianças do Programa e os alunos das escolas municipais participaram de trilha, palestras, treinamentos sobre a importância de se preservar a natureza. Com a ação, puderam unificar os conhecimentos teóricos e práticos. Foi muito proveitoso para todos que participaram”.

Compartilhe:

Últimas

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação