Porto Alegre irá oferecer acompanhamento psicológico

A partir de março de 2007, o AABB Comunidade Porto Alegre (RS) irá oferecer acompanhamento psicológico aos educandos. A idéia surgiu da necessidade diagnosticada pela psicopedagoga e coordenadora do Programa, Fernanda Andrade. “A intervenção desse profissional no desenvolvimento das crianças, que estão em pleno processo de formação, é muito importante”, afirma.

Batizado de “Núcleos de Estudos e Práticas Psicológicas”, o projeto visa auxiliar na aprendizagem e formação dos educandos, trabalhando a realidade das 120 crianças e adolescentes atendidos pelo Programa. Todo o processo acontecerá em parceria com as famílias. “Não adianta atender a criança de forma isolada. A participação da família é fundamental”, explica Fernanda.

No primeiro momento, o atendimento será realizado de forma individual e, em seguida, a família será inserida. “Pretendemos utilizar quatro tipos de psicologia: organizacional, clínica, escolar e de saúde. Nosso objetivo é abranger os indivíduos como um todo, como seres que pertencem a uma família”, explica Rosane Trapaga, voluntária e terapeuta familiar, que se uniu a iniciativa e passou a conduzir os trabalhos junto ao grupo.

As atividades com os educadores do Programa tiveram início no dia 21 de novembro. O tema do primeiro encontro foi “O papel e a atuação do educador popular”. Na ocasião, foram realizadas “Oficinas de Aprendizagem”, com o objetivo de proporcionar conhecimentos específicos para que os educadores reconheçam os possíveis casos de transtornos e possam encaminhá-los à terapia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação