Porto Alegre irá sediar a abertura oficial do AABB Comunidade

O período entre 03 e 14 de junho será marcado como a Semana Nacional do AABB Comunidade, onde quase 400 municípios brasileiros vão iniciar, oficialmente, mais um ano de atividades do Programa. Os eventos têm como objetivo a mobilização dos familiares dos educandos, lideranças comunitárias, empresários, instituições e parceiros locais para garantir o sucesso e a sustentabilidade da iniciativa.
 
A Semana AABB Comunidade é comemorada em 11 cidades do país: Bom Conselho (PE), Campo Grande (MS), Joinville (SC), Juazeiro e Sobral (CE), Lavras (MG), Maceió (AL), Natal (RN), Parnaíba (PI), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
 
Na ocasião, serão apresentados à sociedade os resultados do AABB Comunidade, que hoje atende 51.480 crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos incompletos e em situação de vulnerabilidade. Os eventos acontecerão nas AABBs onde o Programa é realizado.
 
A solenidade do lançamento Nacional do Programa AABB Comunidade em 2008 acontece no dia 6 de junho, na AABB Porto Alegre. O campeão olímpico brasileiro Paulão estará presente e irá ministrar uma aula de vôlei para a garotada. Integrante da seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, Paulão é, até hoje, um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. O jogador é reconhecido pelas novas gerações por sua contribuição a uma das melhores equipes de vôlei que o Brasil já teve. Depois de se retirar das quadras, o atleta assumiu a causa política, com contribuições ao Ministério dos Esportes, e apóia projetos sociais em todo o país.
 
O superintendente de Varejo do BB no Rio Grande do Sul, Ary Joel de Abreu Lanzarin; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, e o presidente da FENABB, Reinaldo Fujimoto, já confirmaram presença no evento. Está prevista a participação de 600 crianças de oito AABBs do estado.
 
Programa AABB Comunidade
 
O Programa Integração AABB Comunidade é o resultado de uma parceria entre a Federação das AABB e a Fundação Banco do Brasil. Quando foi criado pela FENABB, em 1987, o Programa atendia a 500 crianças, em sete municípios brasileiros. Hoje, 21 anos depois, a quantidade de crianças e adolescentes atendidos e os resultados obtidos comprovam o sucesso da iniciativa.
 
Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o AABB Comunidade atende estudantes da rede pública de ensino. As ações são conduzidas, em horário extraclasse, por educadores das próprias comunidades envolvidas, capacitados pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Os participantes do Programa realizam atividades educativas de complementação educacional, esportivas e lúdicas, além de receber complemento alimentar e acompanhamento médico-odontológico.
 
As atividades envolvem diferentes parceiros locais, como os governos estaduais, prefeituras, associações, fundações e Rotary Clubes. Cada um possui uma atribuição diferente. Enquanto a Fundação Banco do Brasil fornece kits pedagógicos e o mobiliário, a FENABB responde pela formação dos educadores e manutenção das sedes esportivas. Já o Banco do Brasil orienta na solução de problemas e acompanha o trabalho local. Os parceiros executam o pagamento dos educadores e são responsáveis pela alimentação e transporte dos educandos e pelos exames médicos, odontológicos e laboratoriais.
 
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas e danças os jovens participantes têm acesso a elementos da cultura, ampliando sua visão de mundo, tomando consciência de seus direitos e deveres e de sua própria cidadania.
 
As atividades do AABB Comunidade são desenvolvidas ao longo do período letivo, nas dependências das AABBs. A periodicidade é de, no mínimo, três vezes por semana, com quatro horas diárias.
 
Confira a programação da Semana Nacional:
 
AL – Maceió, 14/06, (horário a definir)
CE – Juazeiro do Norte, 05/06 às 9 horas
CE – Sobral, 07/06 às 9 horas
MG – Lavras, 07/06, às 9 horas
MS – Campo Grande 05/06, às 9 horas
PE – Bom Conselho, 05/06, às 16 horas
PI – Parnaíba 07/06, às 8 horas
RN – Natal 03/06, às 10 horas
RS – Porto Alegre 06/06, às 14h30
SC – Joinville 06/06, às 10 horas
SP I – Guaratinguetá 13/06 (horário a definir)
SP I – Itapecerica da Serra (data e horário a definir)  
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação