“Prato Cheio de Saúde” melhora alimentação dos educandos

A meninada do Programa Integração AABB Comunidade Mineiros (GO) ganhou um reforço a mais no quesito alimentação. Isso porque, durante todo o mês de maio, educadores implantaram o “Projeto Prato Cheio de Saúde”, desenvolvido em parceria com a Faculdade Mineirense (FAMA). O objetivo da iniciativa foi apresentar aos educandos noções básicas sobre educação nutricional.

O Projeto consiste em palestras pontuais de acadêmicos, com supervisão da professora Tamara Miranda Miyazawa, e exposição sobre a importância da boa alimentação. Na ocasião, eles também avaliaram o estado nutricional dos educandos, por meio de medidas antropométricas de peso e altura.

Dicas como regularidade nas refeições (cinco por dia); importância do leite e derivados; papel dos carboidratos; onde encontrar as vitaminas necessárias para o corpo; os malefícios dos alimentos gordurosos e das guloseimas; a importância da água, entre outros, foram os temas abordados. Além disso, algumas brincadeiras, como o “Bingo da boa alimentação”, foram desenvolvidas para fixar os conceitos aprendidos.

A proposta é mais uma prova de que o Programa Integração AABB Comunidade está comprometido com a formação integral das crianças e dos adolescentes atendidos. “Uma alimentação inadequada pode colocar em risco o crescimento e o desenvolvimento da criança, além de causar problemas como anemia, desnutrição, obesidade, dentre outras”, conta a coordenadora do Programa em Mineiros, Jeisa de Sousa Menezes. “O Projeto é de caráter contínuo, cabendo aos educadores ressaltar diariamente a importância de uma alimentação balanceada”, completa a coordenadora.

A ideia agora é ampliar o trabalho para as famílias dos educandos, que receberão conhecimentos técnicos para produzir, em pequena escala, alimentos de consumo diário, como hortaliças etc., além de dicas sobre conservação.

Mudanças à vista

O cardápio do Programa recebeu sugestões para ter refeições mais saudáveis, incorporando a escolha de alimentos de fácil preparação, com baixo teor de gorduras saturadas, açúcares e ricos em fibras.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação