Preservar o meio ambiente é rotina do AABB Comunidade

Os educandos do AABB Comunidade Betim (MG) mostraram que preservar e cuidar do meio ambiente faz parte da rotina do Programa. A garotada foi convidada para plantar mudas de árvore nas ruas da cidade. A atividade aconteceu no dia 15 de março e foi organizada pelo programa Agenda 21. “Mais do que estar na moda, o ato de plantar uma árvore contribui para diminuir os níveis de gás carbônico (CO2) na atmosfera”, afirma a coordenadora do Agenda 21 em Betim, Karine Palhares. “Se cada pessoa fizer a sua parte, o planeta irá reagir contra a degradação ambiental”, explica.

De acordo com a coordenadora do Programa AABB Comunidade, Maria Elvira Messias e Silva, o meio ambiente deve ser uma preocupação constante de qualquer educador. “As 120 crianças e adolescentes que freqüentam o AABB Comunidade Betim aprendem sobre a importância do meio ambiente. O plantio de árvores já é uma realidade para os nossos educandos", conta.

Para mostrar que fazem bem a lição de casa, os educandos do Programa falaram sobre a importância da árvore durante o evento. A garota se reuniu e fez uma lista de predicativos, enumerados por eles próprios: “a árvore é responsável pela transformação do gás carbônico (CO2) em oxigênio (O2) através da fotossíntese”; “sua sombra e umidade ajudam na preservação dos mananciais de água”; “ela tem papel importante na cadeia alimentar, sendo sua fonte primária”; e, para completar, “colore e embeleza o mundo”. Ao todo, foram plantadas 600 mudas de árvore ao longo da Avenida Betim II.

Agenda 21

A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.

Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída de forma consensuada, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.

Além da Agenda 21, resultaram desse mesmo processo quatro outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

O programa de implementação da Agenda 21 e os compromissos para com a carta de princípios do Rio foram fortemente reafirmados durante a Cúpula de Joanesburgo, ou Rio + 10, em 2002.

Saiba mais sobre o programa Agenda 21 no link www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=597

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação