Presidente da FENABB concede entrevista à FBB

19.08.2011
destaque_padrao_Haroldo_2.jpgEm entrevista concedida ao site da Fundação Banco do Brasil (FBB), publicada no dia 5 de agosto, o presidente da FENABB, Haroldo Vieira, falou sobre o Programa Integração AABB Comunidade, expectativas, propostas de melhorias, relacionamento com os educadores, além de fazer um balanço geral sobre a atuação da Federação junto ao Programa. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra!
 
1. Qual o balanço que o Sr. faz da atuação da FENABB junto ao Programa AABB Comunidade?
 
Em 2012 o Programa fará 25 anos, com muito a comemorar. Em termos quantitativos houve um aumento significativo de adesões ao Programa. A ideia de disponibilizar à comunidade os espaços das AABBs surgiu em 1987, quando foram realizadas experiências piloto em três associações. Neste ano, o Programa está presente em 407 clubes, com mais de 53 mil educandos e a parceria com a FBB, firmada em 1996, foi fundamental para alcançarmos números tão expressivos.
 
Quanto à qualidade das ações pedagógicas e administrativas podemos dizer que hoje temos um novo Programa. Contribuíram para isto, a normatização e a racionalização de processos, a informatização, a formação permanente dos educadores e a criação de projetos complementares, como o projeto Educação para o Trabalho, os 50 corais do Vozes do Brasil, os Jogos Cooperativos e os marinheiros cidadãos da AABB Brasília (DF). A gestão compartilhada do Programa também ganhou consistência, com a criação dos Conselhos Deliberativos Participativos, que hoje têm atuação efetiva na maioria das AABBs. Em termos de parcerias também construímos mudanças importantes. Antes, a implantação do Programa requeria o convencimento de representantes e parceiros locais, agora, a situação inverteu-se e temos até mesmo uma lista de espera de AABBs com parceiros locais comprometidos que desejam aderir ao Programa. Enfim, comemoramos ganhos em muitos aspectos, sem perder a compreensão de que ainda temos muito a aprimorar.
 
2. A FENABB é reconhecida pela promoção e pelo apoio a eventos esportivos e culturais. Como se dá essa atuação junto ao programa AABB Comunidade?
 
O fato de as AABBs terem vocação para o esporte e para o lazer facilita o desenvolvimento desta ação pedagógica complementar, uma vez que os clubes dispõem de espaços e equipamentos destinados a essas atividades, nem sempre disponíveis nas escolas ou acessíveis às famílias de baixa renda. E, a medida que o Programa se desenvolve, outras trocas vão sendo realizadas. Associados dos clubes começam a valorizar e a contribuir com o Programa e os educandos e educadores a participar da vida do clube, com apresentações em eventos, em competições esportivas específicas e outras iniciativas.  
 
3. Como é o relacionamento da FENAABB com os educadores sociais do programa?
 
Nosso propósito é estar cada vez mais próximos dos educadores, tanto pela ampliação e diversificação de canais de comunicação, como por meio de ações de capacitação permanente. Fizemos recentemente, junto com a FBB, uma intensa discussão com o NTC – Núcleo de Treinamento Comunitário da PUC-SP sobre a linguagem dos cursos e sobre a necessidade de um currículo de formação que contemple todos os conteúdos essenciais para uma educação de qualidade. Acreditamos que, em breve, a capacitação a distância possa ser ofertada via web. Ampliamos recursos para a capacitação inicial, aumentando a oferta de cursos e o relacionamento com os parceiros locais, no sentido de mostrar a importância desta formação. Nossa meta é fazer com que todos os educadores que atuem no Programa sejam capacitados em nossa proposta metodológica. Incentivamos, ainda, a produção de conhecimentos por esses profissionais. Uma das formas de incentivá-los foi reservar um espaço para a produção dos educadores no Jornal do Educador, buscando favorecer a troca de experiências pedagógicas positivas, conjugando isso tudo com a divulgação permanente de matérias no site do Programa.
 
4. Quais propostas para melhorar as AABBs onde funcionam o Programa?
 
A FENABB contribui para o desenvolvimento do Programa com a verba de manutenção por educando e um auxílio financeiro, não reembolsável, para a realização de pequenas reformas nos clubes. Estes valores são permanentemente reavaliados para que, ano a ano, o orçamento atenda a demanda e atinjam seus objetivos, garantindo qualidade nas instalações e na infra-estrutura das AABBs. Verificamos que esta melhoria conta também com o apoio do parceiro local e de outros colaboradores, por meio de ações voluntárias ou mesmo de convênios com outros parceiros para a concessão de materiais, mão de obra e outras necessidades que se fazem necessárias.
 
5. Qual a sua expectativa sobre a parceria com a Fundação Banco do Brasil no AABB Comunidade nos próximos anos?
 
Depois de muitos anos de parceria com a Fundação Banco do Brasil nesse programa, é fundamental registrar o excelente nível de relacionamento atual, onde as equipes estão trabalhando em sintonia e de forma articulada, com reflexos inegáveis nas ações e nos resultados obtidos no desenvolvimento do AABB Comunidade. Nossa expectativa é trabalhar de forma cada vez mais integrada e cooperativa com a FBB, somando recursos, esforços e ideias que ampliem as possibilidades de atendimento integral às crianças e jovens que participam do Programa. Entendo que temos um sonho comum: ampliar nossa capacidade de atendimento, de modo a implantar o Programa em todas as AABBs do país. Da mesma forma, entendo ser um desejo das duas instituições, e já estamos trabalhando nesse sentido, para que ações complementares à escola tornem-se políticas públicas nos municípios onde atuamos, para que um número cada vez maior de crianças e adolescentes tenham direito a cidadania e com uma educação de qualidade, que permita a realização de seus sonhos.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação