Programa de Baturité (CE) participa do Festival Saberes e Sabores

07.06.2011
Educadores e educandos do Programa AABB Comunidade Baturité (CE) participaram, nos dias 26, 27 e 28 de maio, do III Festival de Literatura e Gastronomia – Saberes e Sabores, em Pacatuba (CE), com a ilustre presença do dramaturgo Ariano Suassuna. Ao todo, cerca de 20 educandos compareceram. Eles foram acompanhados pelos educadores de música do Programa e pela coordenadora Sulamita Guedes. Além da presença de Suassuna, o evento também contou com a participação da Banda de Pífano de Crato.
 
Suassuna, reconhecido nacionalmente como expoente da cultura nordestina e incansável defensor das produções artísticas provenientes da região, fez uma palestra sobre o Movimento Armorial. Surgido na década de 70, tinha como objetivo promover a cultura popular do Nordeste brasileiro, buscando fortalecer a arte nacional erudita a partir das raízes que marcam a cultura popular.
 
Vale lembrar que os festivais da região contam, normalmente, com um cortejo de pessoas que saem do centro da cidade e vão até o local onde o evento é realizado. Neste percurso, o objetivo é apresentar à população local um pouco do que ela poderá encontrar de cultura e arte no evento. A participação dos educandos se deu neste momento, em que o grupo de percussão do AABB Comunidade, unido aos artistas locais, puxou a caravana rumo a Arena Juvenal Galeano, centro das atividades.
 
Oficinas de literatura e gastronomia; feiras de artesanato; restaurantes temáticos de Pacatuba, Fortaleza e região; publicação de livros de poesia e de cordel; presença de contadores de histórias repentistas, emboladores, sanfoneiros e apresentações de teatro também fizeram parte da programação do Saberes e Sabores. Os visitantes ainda experimentaram comidas típicas, lanches e bebidas diversas.
 
“Para nós, que fazemos o Programa AABB Comunidade em Baturité, é sempre muito prazeroso participar de momentos como esse, pois possibilita o conhecimento e o acesso a cultura aos nossos educandos. Ver a carinha deles de alegria quando descobrem coisas novas antes nunca imaginadas, faz com que toda a equipe sinta a sensação de dever cumprido”, disse a coordenadora do Programa Sulamita Guedes.
  
 Veja as fotos:
  
  DSC06908.jpg  DSC06916.jpg
  
  DSC06927.jpg  DSC06961_2.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação