Programa em Camutanga promove passeio para conhecer a produção de artesanato

22 julho 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

Os educandos e Educadores do AABB Comunidade Camutanga (PE) realizaram, na tarde do dia 19 de junho, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Municipal de Transporte, uma excursão ao município de Tracunhaém. O passeio teve como objetivo conhecer a rota do barro, marco de grande importância na história de Pernambuco.

As crianças e adolescentes foram até o Centro de Artesanato, uma espécie de associação dos artesãos locais, onde se estoca, limpa e prepara o barro retirado do Rio Tracunhaém. Lá, os turistas podem adquirir peças e conhecer trabalhos de vários artistas populares. Durante a visitação, os educandos presenciaram alguns processos de produção, desde a argila bruta até as peças acabadas.

Também foi visitado o galpão onde os artesãos trabalham as poções de barro de acordo com as técnicas e estilos próprios. Os artistas locais se preparavam para a Fenearte, uma das maiores feiras de artesanato e arte popular da América Latina.

“O intuito dessa aula de campo foi possibilitar que o aluno fizesse um comparativo de protagonismo”, afirmou Luiz Fábio Targino Gomes, Coordenador do AABB Comunidade do município. Ele destacou que os educandos puderam aprender sobre a valorização do artista e entender mais sobre a fonte de renda desses artesãos.

Para Francisco Genilson Medeiros, Presidente da AABB Timbaúba, que recebe o Programa, passeios como esse são de grande importância para a formação dos alunos. “A gente vê o resultado no final do ano. Sempre há uma mudança. Eles estão abrindo a mente, estão olhando para o futuro de uma maneira diferente”, enfatizou.

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Desenvolvido por Craque Comunicação