Programa em Porto Alegre comemora sucesso de projeto Digital

5 abril 2018
Categoria
Sem categoria

O Programa AABB Comunidade de Porto Alegre (RS) recebeu, em 2016, o projeto piloto “Mundo Digital: dialogando sobre o uso ético, seguro e responsável”. A iniciativa, da Procuradora da República, Jaqueline Ana Buffon e da Professora da Rede Pública, Adrialda Fátima Sfoglia Lorenzi, tem como objetivo principal conscientizar crianças, adolescentes e famílias sobre o uso prudente da internet nos tempos de hoje.

Com quase três anos de implementação, o projeto segue firme e forte no Programa AABB Comunidade. Neste ano ganhou uma oficina própria, realizada uma vez por semana, com educandos com idades entre 9 e 11 anos. Entre os principais temas trabalhados em sala de aula, estão ciberbullyng, cibercrime, sexting, conteúdos impróprios, relacionamentos no mundo digital, jogos online, entre outros.

O projeto Mundo Digital fez tanto sucesso que, em 2017, aconteceram dois eventos importantíssimos para o Programa. Em julho daquele ano, venceu o 1° lugar entre 90 concorrentes na categoria Responsabilidade Social do 5º Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (veja aqui). O Programa recebeu o prêmio por ter sido o projeto piloto. Já em setembro, o AABB Comunidade reuniu cerca de 600 pessoas, entre familiares e comunidade local, na sede da AABB Porto Alegre, para a Feira Criativa. No evento, que foi um verdadeiro sucesso, os educandos se dedicaram em repassar os conhecimentos adquiridos no projeto.

Para a Coordenadora do Programa, Fernanda Rosa de Andrade, o diferencial do projeto é incentivar que os educandos se apropriem do conhecimento e compartilhem em suas relações.  “O foco principal do projeto é formar os educandos sobre segurança na internet, o uso com responsabilidade e alertar para os perigos que o mundo digital oferece. Os educandos acabam repassando o que eles aprendem nas oficinas para os amigos e familiares. Eles são multiplicadores desse projeto”.

“Um exemplo muito marcante para nós, aconteceu no ano passado, quando se espalharam notícias sobre o jogo online baleia Azul, que incitava o suicídio de jovens. Quando o assunto surgiu, eles já tinham conhecimento e se manifestaram de forma clara e segura, dando provas que já estavam aptos para lidar com aquela situação, como também de orientar outras pessoas em como agir”, declara a Coordenadora.

“Estamos muito contentes de participar desse projeto tão grande, cujo objetivo maior é orientar as nossas crianças e adolescentes. Na era digital em que vivemos, estamos cada vez mais expostos, logo, garantir a segurança dos educandos e alertá-los quanto aos perigos que o mundo digital apresenta é uma “questão de sobrevivência”, declarou o Presidente da AABB Porto Alegre, Renato Innig Zimmermann.

Saiba mais:

Atualmente o projeto “Mundo Digital: dialogando sobre o uso ético, seguro e responsável” integra o Mapa das Boas Práticas na Educação, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, repositório de iniciativas gaúchas de impacto em suas comunidades. Além disso, após os resultados positivos do projeto piloto no Programa AABB Comunidade em Porto Alegre, as idealizadoras do projeto, Ana Buffon e Adrialda Fátima, conseguiram expandir a iniciativa para mais 35 munícipios do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e confira matéria divulgada no site GaúchaZH.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação