17.06.2016 A sede abebeana de Santa Cruz do Sul (RS) abriu suas portas, no dia 18 de maio, para receber pelo 3° ano consecutivo atividades promovidas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado na data do evento.
A ação foi promovida pela Prefeitura local e reuniu aproximadamente 220 participantes dos projetos sociais Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã e Programa Integração AABB Comunidade. A garotada aproveitou para se divertir praticando atividades esportivas e lúdico-recreativas sobre a temática.
Na semana anterior e posterior ao evento, os educandos participaram de exposições relacionadas. A ideia foi alertá-los sobre os abusos, além de reforçar a importância das denúncias pelo Disque 100.
“É imprescindível e fundamental abordar assuntos como este em nosso projeto social. Às vezes, podemos ser o único local em que este assunto é debatido. Eis aí a importância da abordagem. Temos a missão de alertar os nossos alunos e conscientizá-los sobre a importância da denúncia. E também prepará-los para situações de conflito”, comentou a coordenadora pedagógica Lisandra Faccin.
Dia 18 de maio
Esta data foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. A ideia foi fazer uma alusão ao estupro e assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, no dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo.