Programas engajados na erradicação do trabalho infantil

5 julho 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

Criança nasceu para brincar, aprender, estudar e, sobretudo, imaginar um futuro com esperança. Abastecidos por esses desejos, os Programas em Muriaé (MG) e Tucuruí (PA) estiveram envolvidos em atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Este ano, a campanha nacional, lançada pelo Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT), teve como tema: “Criança não deve trabalhar, infância é pra sonhar. ”

Confira a seguir, o resumo das ações.

 

AABB Comunidade Muriaé (MG)                              

No dia 12 de junho, educandos do Programa mineiro estiveram envolvidos na programação em alusão à data, promovida no Centro Administrativo Municipal de Muriaé. A garotada encantou a todos os espectadores com uma linda coreografia apresentada pelo grupo de dança.

A Coordenadora Pedagógica, Walkíria Carvalho Rocha Gonçalves, explica que o combate ao trabalho infantil será assunto das atividades no decorrer dos meses de junho e julho. “A apresentação foi muito bem-sucedida, as crianças se envolveram com dedicação e conseguiram passar o recado sobre a importância do tema. O Programa está, ainda, em desenvolvimento e várias outras ações serão realizadas. Toda equipe está engajada e trabalhando para conscientizar os alunos e familiares sobre a gravidade que é o ‘roubo’ da infância”, finalizou.

“Imaginávamos que este evento seria de pequeno porte, mas, satisfatoriamente, foi prestigiado em peso pela população da cidade. Percebemos que a Prefeitura tem carinho e enorme atenção com os educandos atendidos pelo Programa. Portanto, com a chegada da nova Coordenadora, que possui grande experiência, os alunos irão vivenciar um período de muitas conquistas e novos aprendizados. Estamos muito animados para as próximas ações, que incluem a criação de uma horta”, disse a Presidente da AABB, Rita de Cássia Machado dos Santos.

AABB Comunidade Tucuruí (PA)

Na mesma data, na praça central, a Prefeitura Municipal de Tucuruí realizou uma ação voltada para o tema. Os educandos prestigiaram o evento e encenaram uma peça teatral, onde representaram as atividades que, muitas vezes, são vivenciadas por crianças, como vigiar carros, vender doces, dentre outras. O público foi levado a refletir que o lugar da garotada é sendo feliz e se divertindo, e não trabalhando. Na oportunidade, os alunos também participaram de brincadeiras, pula-pula e interagiram em rodas de conversa.

A Coordenadora Pedagógica do Programa, Tânia de Sousa Carvalho de Brito, explica que, ao longo do ano, o combate ao trabalho infantil é um tema presente nas aulas. Mas, em maio, foram intensificadas com a linda culminância no evento, em 12 de junho. “Acreditamos que quanto maior a informação sobre a temática, melhor para os nossos alunos. Também tivemos uma rica oportunidade de estarmos mais próximos da população, que confia tanto no nosso trabalho, realizado em parceria com a FBB e FENABB”, disse.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação