Refletindo os direitos da criança e do adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul (RS) promoveu um encontro, no dia 7 de maio (quinta-feira), com adolescentes do município que fazem parte da Recria (Rede de Proteção), entre as quais, o Programa AABB Comunidade Caxias do Sul está inserido.

Antes do evento, a coordenadora do Programa AABB Comunidade Vera de Antoni desenvolveu atividades pedagógicas – de acordo com a faixa etária de cada um – que permitiram aos educandos aprender sobre assuntos relacionados a trabalho infantil, maus tratos, abusos, dentre outros.

A participação dos educandos nessas atividades se deu de forma lúdica e reflexiva, permitindo debates sobre a importância de cada um na sociedade. Com a temática “Somos apenas uma criança, cuida de mim”, os educadores desenvolveram projetos para que as crianças realizassem pesquisas com membros da família sobre papel de cada um: pai, mãe, avô, filho… Dessa pesquisa, saiu o mais esperado e animado: uma apresentação de teatro com encenações sobre os papéis de cada membro da família.

Com os adolescentes, o trabalho foi mais reflexivo. Na exibição do filme Crianças Invisíveis – uma série de curtas metragens que mostra a dura realidade de crianças em situação de risco –, os educandos foram estimulados a debater assuntos abordados no filme, apontar quais direitos foram suprimidos e sugerir propostas para resolver tais problemas.

Levantadas as propostas, 12 adolescentes foram escolhidos para representar o Programa na Pré-Conferência, onde defenderam o que foi debatido durante as atividades anteriores. “Foi muito bom poder trabalhar o lado crítico desses educandos. Surpreendeu-nos a maneira atuante como expuseram o assunto na Pré-Conferência”, explicou a coordenadora do Programa Vera de Antoni.

 

AABB Comunidade Caxias do Sul

 

O Programa atende atualmente 100 crianças em situação de vulnerabilidade social de duas escolas públicas da região: Escola Municipal Paulo Freire e Escola Estadual Dante Marcucci. Na sede da AABB, os educandos frequentam aulas de recreação, esportes, reforço escolar, entre outras.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Craque Comunicação