Regentes do Programa recebem treinamento em Brasília (DF)

13.12.2010
Foi realizado, na AABB Brasília (DF), dias 25 e 26 de novembro, um workshop de capacitação e formação de 25 regentes do Programa AABB Comunidade. A iniciativa, uma parceria entre FENABB e FBB, teve como objetivo capacitar esses profissionais para ampliar o alcance da música dentro do Programa e, além disso, equalizar os objetivos e metodologia a serem desenvolvidas.
 
A abertura do encontro contou com a presença do presidente da AABB Brasília, José Augusto de Oliveira; do vice-presidente socioeducativo e de comunicação da FENABB, Geraldo Luiz de Oliveira Silva; do gerente da área de educação e cultura da FBB, Marcos Fadanelli; da gerente da área socioeducativa do Programa, Patrícia Teixeira de Almeida, além do assessor da FBB, Edgard José Ribeiro.
 
Na oportunidade, José Augusto deu as boas vindas aos presentes. “Que todos se sintam em casa, pois a AABB é nossa”, disse. Fadanelli, por sua vez, falou da importância que a música tem como atividade educativa e de inclusão. “Hoje, no Brasil, a música movimenta muitos setores e não pode ser negligenciada. Esperamos que esse projeto cresça cada vez mais e que todos aproveitem ao máximo esta oportunidade ímpar”, afirmou.
 
Por último, Geraldo Luiz também desejou que todos aproveitassem o workshop, colocando a FENABB sempre à disposição das demandas provenientes dos Programas AABB Comunidade pelo Brasil. “Espero que o Programa continue diversificando as atividades desenvolvidas no âmbito das AABBs, e que saiamos daqui ainda mais engajados com essa belíssima iniciativa”, conclamou.
 
Na apresentação de cada educador presente, uma novidade: todos deveriam falar seus nomes e locais de origem em forma de música, cada qual priorizando o ritmo predominante em sua região. Do forró ao hip-hop, eles se apresentaram numa grande roda de integração. Dinâmicas de grupo, aulas de partitura e bastante troca de experiência também estiveram entre as atividades durante esses dois dias.
 
No decorrer da atividade, Patrícia, coordenadora nacional do Programa, explicou que trabalhar com música vai muito além de propiciar atividades lúdicas aos educandos. Para ela, a música, além de prazerosa é agregadora. “Vivemos, em determinadas localidades, o dilema de conseguir manter adolescentes entretidos com as atividades do Programa, muitos dos quais acabam saindo do projeto. Creio que, com a música, contribuiremos para aumentar a permanência desses jovens nas AABBs”, avaliou.
 
De educando a regente educador
Um dos destaques do evento foi, sem dúvidas, a presença do educador, professor de música e regente, Élson Araújo, de Altamira (PA). De infância simples, Élson entrou no Programa aos 12 anos. Esforçado, aos 17 anos já dava os primeiros passos na senda da música, ensinando aos demais educandos instrumentos como flauta doce, teclado e violão. Hoje, aos 24 anos, é o responsável pelo coral do Programa na cidade, que conta com 100 crianças e adolescentes. “Essa iniciativa veio em uma boa hora e vai fortalecer bastante nosso trabalho”, concluiu.
 
Confira as fotos:
 
   Workshop_01.jpg   Workshop_04_2.jpg
 
   Workshop_05.jpg   Workshop_11.jpg
 
   Workshop_17.jpg   Workshop_26.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação