Semana da Pátria mobiliza educadores e educandos em Sinop (MT)

23.09.2014
Uma semana inteira dedicada ao patriotismo e à história da Independência do Brasil. Assim foram os dias que antecederam o 7 de Setembro no Programa AABB Comunidade Sinop (MT). Os educandos da cidade, além de desfilarem com toda pompa pelas ruas da cidade no feriado, tiveram uma semana de encontros inteiramente dedicados aos fatos históricos que culminaram com a que se comemora o grito de independência.
 
Estavam envolvidos nestas ações todos os seis educadores da cidade, além de 105 educandos. “O civismo é o início da vida de um bom cidadão. Entender os símbolos da nossa nação é um dever, e estamos fazendo nossa parte com nossos pequenos cidadãos”, declarou o coordenador Hilton Percinoto.
 
“É importante participar de momentos cívicos como este, onde falamos sobre Hino Nacional, Hino da Bandeira e outros assuntos parecidos. Acho que serviu não apenas para mostrarmos respeito pela nossa pátria, mas também para cultivar o orgulho à nação”, disse a educanda Ludmylla dos Santos, de 12 anos.
 
Um pouco de história
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal (1815-1822) e a instituição do Império do Brasil (1822-1889). Oficialmente, na data de 7 de setembro de 1822 ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga”. Nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o príncipe regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança, teria bradado perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”
 
Confira as fotos:
  
 
GEDC4540_2.jpg  GEDC4557.jpg
  
  GEDC4581.jpg  GEDC4587.jpg
 
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação