Sustentabilidade: enredo principal do seu carnaval

25 janeiro 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

O tema Sustentabilidade está relacionado ao que se quer preservar, a algo que não se pode perder. A iniciativa está ligada aos cuidados com o meio ambiente e também está arrolada com a manutenção de tradições culturais, como é o caso do Carnaval. Para que a folia não pare e se perpetue por muitas e muitas gerações é preciso promovê-la de forma consciente, impactando o menos possível a natureza.

Pensando nisso, listamos aqui uma série de dicas para que o seu Programa realize um Carnaval bom para todo mundo. Vamos lá!

  1. RECICLE FANTASIAS DE OUTROS CARNAVAIS

O carnaval acaba e sua fantasia vai direto para o lixo? Não! Repense já essa atitude, pois, no próximo ano, tem mais folia! Além de custar dinheiro, uma fantasia nova a cada carnaval consome recursos naturais — é preciso considerar a quantidade de água e de energia necessária para a fabricação de novas peças.

  1. CHOCALHO COM POTE DE DANONINHO

Para fazer chocalho basta separar dois potinhos de Danoninho ou Iogurte, um palito de churrasco, cola ou fita adesiva, pincel, grãos de arroz, feijão, macarrão ou miçangas. Após separar todos os itens, basta furar os potinhos com o próprio palito, encha um deles com os grãos. Depois, una os dois potes com a cola ou fita adesiva e coloca o palito de churrasco. Prontinho! Agora você pode sair pelas ruas para fazer bastante folia.

  1. FANTASIAS SUSTENTÁVEIS

Reúna as crianças e adolescentes e confeccione suas próprias fantasias. Além de gastar pouco, ainda estará reciclando.

Fantasia de Explorador de Safári:

Para fazer o binóculo é preciso dois rolinhos (esses que o papel higiênico vem enrolado), uma rolha de vinho e cordão. Depois é só unir os rolinhos, colando-os na rolha. Para que a criança fique com as mãos livres é só colocar o cordão.

  • Para o colete é preciso de papel kraft e alguns botões. Recorte o papel em formato de colete, faça alguns bolsinhos e cole-os no colete.

Depois que a fantasia estiver pronta, basta colocar uma roupa simples na criança. E se você quiser deixar a fantasia mais característica ainda, dá para a criança levar uma pelúcia em formato de animal, como uma girafa ou onça.

Fantasia de Baiana

Para fazer a fantasia de baiana você precisa de pistola de cola quente, tecidos simples com metragens e estampas variadas (valem retalhos que você já tem em casa), tesoura, colares de contas, paetês e botões variados.

  1. MÁSCARAS DE EMOJI

Para confecção será preciso cartolina amarela, marrom e vermelha, tesoura, cola e palitos de picolé. O primeiro passo é pegar uma tigela redonda para fazer um círculo e depois cortá-lo. Existem diversos formatos de emoji, o escolhido pelas autoras do blog foi o de coração nos olhos. Corte dois corações utilizando a cartolina vermelha e com a marrom faça a boca. Corte e cole-os no rosto do emoji. Por fim, cole o palito atrás da máscara.

  1. GLITTER CASEIRO

Para fazer o glitter ecológico caseiro vai ser preciso apenas dois ingredientes: sal e corante de alimentos. Basta colocar o sal em um pote e ir pingando aos poucos o corante da cor que preferir. Misture bem até atingir a tonalidade perfeita para você. Agora é só esperar de 3 a 4 horas e pronto! Seu glitter sustentável já pode ser usado para deixar o clima de Carnaval ainda mais legal.

  1. ELIMINE O ACÚMULO DE LIXO

Na sua festa de carnaval, pense em quanto lixo será produzido caso todos usem copos, talheres, canudos e pratos de plástico. E sempre tem gente que esquece onde deixou seu copo e pega um novo, não é? Na hora de definir o cardápio, por exemplo, prefira comidinhas que possam ser facilmente consumidas com as mãos, sem a necessidade de pratos e talheres. Em relação às bebidas, dê preferência para as que são consumidas em garrafas retornáveis.

  1. BLOCO DO PROGRAMA CONSCIENTE

Agora que o seu Programa já está consciente para o Carnaval, reúna os Educadores e educandos e realize um desfile pelo bairro espalhando dicas para os moradores, amigos e familiares, convidando-os a fazerem parte de um movimento por um Carnaval mais sustentável.

Fontes: Chronus, Moda Ecológica e Pensamento Verde.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação