Tem início o 8° Encontro de Educadores

29.05.2014
Começou nesta quarta-feira, 28 de maio, na cidade de Salvador (BA), o 8° Encontro de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade. Promovido pela Federação Nacional das AABBs (FENABB), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), o evento reúne coordenadores pedagógicos de todo o Brasil para três dias de aprimoramento e trocas de experiências. O Encontro termina na sexta, dia 30.
 
Compuseram a mesa de abertura do evento o vice-presidente Financeiro da FENABB, Rene Nunes dos Santos; o diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento Social da FBB, Marcos Frade; o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Romeu Schiavon; o presidente do CESABB-BA, Genildo Ferreira dos Reis; o presidente da AABB Salvador, Zaki Chagouri Ocke e o coordenador do Programa em Quixadá (CE), primeiro programa implementado no Brasil, George Silveira.
 
Romeu Schiavon reafirmou o compromisso do Banco com o trabalho desenvolvido pelos educadores Brasil afora. “O Programa AABB Comunidade tem uma importância muito grande pra nós do BB e, por isso mesmo, desejo que nesses três dias vocês tenham boas experiências neste que é um Encontro feito pra vocês. Tenho certeza que tudo isso aqui impactará positivamente o trabalho de cada um em suas cidades”, afirmou.
 
O diretor executivo da FBB, Marcos Frade, falou dos investimentos que a Fundação tem feito no Programa e a relevância do mesmo para as comunidades. Ele ainda lançou o desafio de, juntamente com a FENABB, implementar, até 2015, no mínimo 400 Programas. “Lembro que o trabalho que vocês desenvolvem no dia a dia tem uma importância significativa na realidade de muitas localidades, e isso é extremamente positivo”, disse.
 
“O Sistema AABB é, hoje, a maior rede de clubes do mundo e, até onde sei, o AABB Comunidade também é um dos maiores projetos de inserção social e complementação educacional ligado a uma única empresa no mundo, atendendo a milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do País. E aqui vale frisar que o sucesso dessa grande iniciativa social depende, sobremaneira, de todos vocês, que são os maiores responsáveis por tocar o Programa nas mais distantes cidades do Brasil”, ponderou o vice-presidente da FENABB, Rene Nunes.
 
Momento GEDEP
Logo após a apresentação da mesa, o gerente de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, área responsável pelo Programa na FENABB, Daniel Carvalho, juntamente com a analista Talitha Bitttencourt, apresentaram a programação completa e os objetivos gerais do evento, bem como detalhes como hospedagem, transfer, etc.
 
Palestra Artur Roman
Com o tema “Mudança de Cultura e Cultura de Mudança”, o consultor em comunicação organizacional, doutor em ciências da comunicação (USP) e pós-doutor em sociologia pela Sorbonne, Artur Roman, falou sobre a necessidade de adaptação das pessoas, sobretudo quando se trata de um educador que vive em plena pós-modernidade. Retomando conceitos de filósofos como Heráclito de Éfeso (século V a.C.), Artur frisou que vivemos em uma época ambígua, contraditória, paradoxal e imprevisível, daí a importância da adaptabilidade.
 
“Os jovens de hoje não são mais os jovens que fomos. Para eles, não basta saber o sentido de algo, eles querem mais, querem compreender o significado daquilo que estão fazendo. E se você, educador, não consegue se adaptar a essa nova realidade, é muito provável que você nunca se faça entender”, explicou Artur.
 
Remodelagem do Programa
Em seguida, o gerente da FENAB Daniel Carvalho e o assessor sênior da Gerência de Assessoramento Técnico da FBB, Cláudio Brennand, falaram sobre a remodelagem pela qual o Programa passou – em parte, para torná-lo mais atrativo aos adolescentes. Projeto Político Pedagógico, planejamento de atividades, canais de atendimento, kits e uniformes e identidade visual do Programa estiveram entre os assuntos tratados.
 
Tarde de atividades
A parte da tarde foi dividida entre um momento institucional – que tratou de questões pedagógicas relativas ao cotidiano do Programa – e uma palestra sobre a responsabilidade social na educação com crianças e adolescentes, proferida pela educadora Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa, licenciada em Educação Artística pela UnB, mestre em Arte e Tecnologia e doutora em Desenvolvimento Sustentável.
 
Tome Nota!
 O objetivo geral do 8° Encontro de Educadores é apresentar estratégias e diretrizes do Programa AABB Comunidade decorrentes do processo de remodelagem ocorrido em 2012-2013 e aprimorar a competência pedagógica dos educadores que atuam como coordenadores pedagógicos e de suas respectivas equipes.
 
CLIQUE AQUI para conferir a galeria de imagens do 8° Encontro.
 
Veja algumas fotos:
  
 
RAF_9488.jpg  RAF_9514.jpg
  
  RAF_9522.jpg  RAF_9533.jpg
  
  RAF_9543.jpg  RAF_9553_2.jpg
  
  RAF_9636.jpg  RAF_9652.jpg
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação