Volta às aulas no AABB Comunidade

7 fevereiro 2020
Categoria
Notícias
Comentários  0

Planejar as ações pedagógicas é um importante passo para o sucesso das atividades do Programa

As férias acabaram. É hora de retomar as atividades do AABB Comunidade. Então, já pensou em como se programar para o novo ano?  O planejamento anual, embora seja sempre desafiador, é a melhor alternativa para um ano de sucesso. É o momento em que todos os atores envolvidos no processo do AABB Comunidade repensam o Programa, sua missão, a atuação dos Educadores e quais objetivos desejam atingir.

Pensando em vocês, equipe de Coordenação e Educadores do AABB Comunidade, elencamos algumas dicas valiosas, com o intuito de auxiliá-los na volta às aulas da garotada e muni-los com ferramentas para organizar o calendário pedagógico com mais assertividade e dinamismo.

 

Rever as atividades realizadas no ano anterior

Analisar as ações executadas no ano que passou é muito importante. Dessa forma, é possível contemplar as conquistas e visualizar em quais aspectos as atividades podem ser reformuladas para um melhor resultado no trabalho junto aos educandos.

 

Definir planos de ação para o ano vigente

Um plano de ação permite o acompanhamento da execução das atividades mais importantes para atingir os objetivos e metas propostas. Mas você sabe quais são as etapas dele? Vamos lá: a sequência é com o planejamento, a execução, o encerramento e a análise. Na prática é definir o que precisa ser desenvolvido ao longo do ano. No âmbito do AABB Comunidade vale para a criação de uma biblioteca e realização de feira cultural e de exposição, por exemplo.

 

Programar tema e calendário de atividades

Definir o tema que será o centro dos trabalhos durante as aulas é a orientação dessa dica. Com isso, o Programa pode montar um calendário específico a ser executado. Alguns assuntos são bem oportunos e em voga como consumo sustentável e igualdade. Além disso, as datas comemorativas são itens indispensáveis na programação do calendário do seu AABB Comunidade, como as tradicionais festas juninas, cantatas natalinas, festas da família, passeios, entre outros.  Uma nova ação pode surgir durante este debate.

 

Comunicação entre a equipe

Um grupo de trabalho engajado e motivado é um dos combustíveis para colher bons frutos em qualquer ambiente profissional. No AABB Comunidade não é diferente! Um boa comunicação e proximidade entre Coordenação e Educadores é uma ferramenta valiosa. Uma boa ideia é realizar uma reunião para ouvir dicas e sugestões para serem incorporadas neste ano. Assim, cada colaborador participa de maneira ativa e se sente importante na engrenagem do Programa.

 

Fortalecer laços com as famílias

No planejamento, deve ser levado em consideração a aproximação com familiares dos educandos. Esse vínculo é muito importante para o sucesso das atividades, para conhecer a vida dos alunos e construir pontes para um trabalho forte. Uma reunião de boas-vindas pode ser muito proveitosa. Receber as famílias para apresentar a proposta educacional para o ano, ouvir dúvidas e anseios é um dos objetivos desta ação.

 

E aí, gostaram das dicas? Esperamos que as sugestões sejam incorporadas nos Programas e deem muitos frutos. Afinal, dezenas de crianças e adolescentes merecem um trabalho forte e cada vez mais capacitado!

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook

Desenvolvido por Craque Comunicação