06.06.2016
A equipe do Programa AABB Comunidade Campo Novo (RS) tem trabalhado com a criançada, desde abril, a importância “Educação Ambiental”. Nessa linha, uma das frentes de atuação tem sido o cultivo no terreno do clube, de um pomar com árvores nativas frutíferas. As mudas para o plantio foram doadas pela agência do Banco do Brasil local.
Além de educandos e educadores, participaram desse trabalho o gerente da agência, Ademir Inácio Ritter e o presidente da AABB local, Flávio Borges.
De acordo com a professora de educação ambiental, Gianini Schuh, a tarefa de preservar pertence a cada um de nós. “Pensar no futuro é agir no agora. Ações simples, como plantar árvores, contribuem para a redução da sensação térmica. Além disso, ajuda a embelezar os locais, fornecendo sombra e frutos para todos”, afirmou. Gianini acrescenta que, no caso desse trabalho dos educandos, as árvores servirão de “micro-habitat para a fauna, uma vez que pássaros e insetos se abrigam nelas”, disse.
Na análise da coordenadora do Programa, Valquíria de Morais, este projeto surgiu da preocupação com os problemas ambientais, com a qualidade de vida das pessoas, bem como, da preocupação com a preservação da vida no planeta. “A educação ambiental constitui-se como um agente de transformação da sociedade. Através dela é possível conscientizar, sensibilizar e, sobretudo, atuar. Para que haja uma mudança de atitude em relação ao ambiente, basta dar ao tema sua devida importância”, finalizou.