Educandos de Ibirataia se apresentam na Semana da Consciência Negra

5 dezembro 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

Para comemorar a semana da Consciência Negra, os alunos do AABB Comunidade Ibirataia (BA) participaram de dois eventos temáticos, que rememoram a luta e a importância da resistência.

No dia 20 de novembro, eles tiveram uma participação na XV Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira, realizado pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Já no dia 22, marcaram presença no “Novembro Negro – Aquilombamento, resistência e identidade”, evento realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Ipiaú, em parceria com o grupo COJU.

Nos dois dias, aconteceu, sob a orientação dos Professores de música, Silvio Brandão e Silvio Júnior, e com a participação de Najan (um integrante da FAMUIBI, que é a Associação parceira do Programa), a apresentação do grupo de educandos Cover Mirim do Olodum. Foi um show empolgante e alegre, que levantou todo o público em ambos eventos.

Em Jequié, inclusive, o público contava com importantes docentes e profissionais na área de cultura e literatura africana, além dos discentes da UESB. Em Ipiaú, o público estava composto de alunos e professores de várias escolas do município, além de funcionários, discentes e docentes da UNEB.

“Foi um momento de grande crescimento, onde nossos Educadores e educandos puderam realmente ‘refletir acerca das concepções de relações étnicas e relações raciais, suas diferenças e suas aproximações’, que foi o principal objetivo proposto pelos organizadores dos eventos. O Programa fez um show, onde todos puderam refletir sobre a alegria do povo negro, e que essa é a melhor maneira de lutar contra os preconceitos”, disse a Coordenadora do AABB Ibirataia, Viviane dos Santos.

O Presidente da AABB Ibirataia, Kleber Cardoso da Silva, falou da importância da celebração dessa data no Programa. “É essencial que os educandos, por meio da Consciência Negra, se reconheçam como cidadãos, e vejam um no outro a importância que o negro tem na nossa história e na sociedade. Foram apresentações muito bonitas”, afirmou.

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Desenvolvido por Craque Comunicação