A comissão julgadora do Concurso de Quadrinhos, realizado entre integrantes do Programa AABB Comunidade, se reuniu na manhã do dia 13 de junho,
A expectativa dos organizadores é de que até sexta-feira, dia 20, sejam divulgadas as histórias que farão parte do gibi “Olhos n’Água – Educação Socioambiental”. O livro terá 30 histórias em quadrinho e será lançado pela coordenação do Programa com tiragem de 50 mil exemplares.
No concurso, 637 histórias foram inscritas, das quais 203 do Nordeste, região que teve o maior número de inscritos, seguida do Sudeste, com 170, e o Sul, com 156. O Centro-Oeste submeteu 65 histórias e os estudantes da Região Norte, 43.
As histórias em quadrinhos foram elaboradas em grupos de, no máximo, cinco estudantes e cada Programa AABB Comunidade teve o direito de inscrever até cinco trabalhos por categoria.
A comissão julgadora é formada pelo representante do Banco do Brasil Márcio Gama; pela coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Stela Graciani; pelo representante da Cooperforte, Hércules
O julgamento das histórias levou em conta critérios de clareza dos conteúdos relativos à preservação dos recursos hídricos; inclusão da idéia de participação infanto-juvenil nas ações de preservação, e criatividade na forma de comunicação. E foi a criatividade mostrada que encantou Marcos Fadanelli. “As histórias mostram que as crianças e adolescentes foram protagonistas do projeto e conseguiram fazer uma reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos, passando sempre a mensagem de que devemos ter responsabilidade no trato com a água e suas fontes”, diz.
Para Stela Graciani, foi bonito ver que os valores culturais, as crenças, as lendas, as tradições e os ícones de cada região do País foram retratados pelos autores. “Com aspectos contemporâneos, eles conseguiram incluir o tema da preservação do meio ambiente ao falar do chimarrão, do Sul, ou do boto, no Norte, por exemplo. Para que ambos continuem existindo é preciso que a água não acabe e esta relação foi muito bem expressa nos trabalhos elaborados pelos alunos”, afirma. Segundo ela, o AABB Comunidade é o mais abrangente e qualificado Programa de complementaridade do Brasil.
Categorias das histórias
As categorias foram divididas de acordo com a faixa etária de seus autores: de
Desenvolvido por Craque Comunicação